A Seleção Brasileira masculina de vôlei encerrou, na última terça-feira (9), seu último amistoso visando o Mundial de 2025. Agora, o Brasil segue com treinos para estreia no Campeonato, que começa na sexta-feira (12), nas Filipinas.
Continua depois da publicidade
Veja também: Imagens do Brasil na VNL masculina 2025
A fase de grupos do Campeonato Mundial de Vôlei 2025 será disputada em duas cidades das Filipinas, Quezon City (Manila) e Pasay. Os brasileiros disputaram uma série de amistosos preparatórios para a competição.
Quando a Seleção Brasileira masculina de vôlei volta a jogar
O Brasil estreia no Mundial no domingo (14), às 10h, sobre a China, em Manila, capital das Filipinas. Os brasileiros estão no Grupo H, ao lado da Sérvia, República Tcheca e China.
A Seleção Brasileira ocupa a terceira posição no ranking de medalhas e busca a conquista de mais um ouro. A equipe subiu ao lugar mais alto do pódio três vezes, além disso possui três pratas e um bronze.
Jogos do Brasil no Mundial
- Brasil x China – domingo (14), às 10h de Brasília
- Brasil x República Tcheca – segunda-feira (15), às 23h de Brasília
- Brasil x Sérvia – quarta-feira (17), às 23h de Brasília
Continua depois da publicidade
Os confronto serão transmitidos ao vivo e com imagens pelo Sportv2.
Amistosos visando o Mundial
A Seleção Brasileira masculina jogou no torneio Memorial Wagner, um campeonato amistoso de vôlei masculino, como preparatório para o Campeonato Mundial de Vôlei. O quadrangular foi disputado em Cracóvia, na Polônia, entre 29 a 31 de agosto, com presença ainda da Sérvia e da Argentina.
Os brasileiros perderam na estreia para os argentinos por 3 sets a 0, enquanto os dois próximos jogos foram vitoriosos. Contra a Sérvia fizeram 3 a 1 e sobre a seleção polonesa 3 a 0. Com os resultados, a Seleção Brasileira ficou em segundo lugar, atrás da Argentina que conquistou o ouro. A Polônia, seleção anfitriã, completou o pódio em terceiro.
Veja a classificação final do Mundial Feminino 2025
Catarinense brilha na Seleção Brasileira sub-21 de vôlei e mira equipe adulta
Além do torneio, o Brasil ainda realizou mais três amistosos. O primeiro contra a Argentina, dia 2 de setembro, em que venceu por 3 sets a 2, no tie-break, em Sosnowiec, na Polônia. As parciais foram de 25/27, 25/23, 23/25, 25/20 e 15/9.
Continua depois da publicidade
O próximo jogo no dia 4 de setembro, contra a Polônia em Lodz, casa dos adversários. Na ocasião, a Seleção Brasileira foi superada pelos poloneses por 3 a 0 (24/26, 14/25 e 28/30). As equipes disputaram mais um set, com os poloneses fazendo 25/21.
Após os jogos, o Brasil embarcou para Okinawa, no Japão, onde realizou seu último amistoso antes do Mundial. Os brasileiros competiram com a França, nesta terça-feira (9), e perderam por 3 sets a 1 (23/25, 25/22, 21/25 e 22/25). As equipes disputaram mais um set, com os franceses fazendo 25/23.
A Seleção Brasileira e francesa vão disputar também um jogo-treino na quarta-feira (10) e no dia seguinte os brasileiros vão embarcar para as Filipinas.
Sobre o Mundial de Vôlei Masculino 2025
O Campeonato Mundial é uma das principais competições de Vôlei organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A 21ª edição Masculina acontecerá em Manila, nas Filipinas.
Continua depois da publicidade
O torneio começa dia 12 de setembro e vai até dia 28, contando com 14 dias de jogos. A partir desta edição, serão 32 participantes, oito a mais que as passadas. Além disso, será realizada semestralmente em vez de quadrienalmente.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Na Fase preliminar, as 32 equipes foram distribuídas em oito grupos de quatro equipes e jogarão entre si em turno único. Ao todo, serão realizadas 64 partidas. As duas primeiras equipes em cada grupo se classificam para a fase final. Assim, a fase final será composta pelas 16 melhores equipes da primeira fase.
Já o mata-mata começará nas oitavas de final, com oito jogos, depois quatro nas quartas de final, duas partidas nas semifinais, a disputa pelo terceiro lugar e, por fim, pelo título do campeonato.
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão














