O lutador Jean Silva enfrenta neste sábado (24) o inglês Arnold Allen, pelo peso-pena do UFC, no UFC 324, na T-Mobile Arena, em Las Vegas. A luta faz parte do card principal do primeiro evento numerado do ano e deve acontecer a partir das 23h (de Brasília).

Continua depois da publicidade

Em entrevista o lutador contou bastidores da preparação, como planeja derrotar o adversário e quais são os objetivos para 2026.

O último embate do brasileiro na franquia foi contra Diego Lopes, em setembro de 2025, no UFC Noche, no México. Naquela noite Jean sofreu seu primeiro nocaute na organização, que segundo o lutador, o impactou psicologicamente, mas ajudou a amadurecer.

— Na luta contra o Diego não tive o resultado que fui buscar, mas infelizmente eu tentei buscar sozinho, acabei não ouvindo o meu córner. Acabou vindo o revés. Fiquei mal para caramba, parece que eu estava perdendo a felicidade de fazer o que eu amo. Primeira pessoa que pedi ajuda foi para minha esposa e aí a gente foi atrás de psiquiatra. Hoje eu tenho um psiquiatra que cuida da cuida de mim, cuida da minha vida — disse Jean.

No dia seguinte a luta Jean voltou a treinar imediatamente, com o foco em uma disputa de cinturão ainda em 2026.

Continua depois da publicidade

— No domingo eu já tava correndo, estava no Texas. Quem me conhece sabe o quanto eu amo treinar. Eu amo estar aqui, eu amo treinar, e eu sei que minha família abdicou de muita coisa para eu estar aqui, para eu poder viver meu sonho. Eu vou ser campeão. Isso e já tá escrito, eu sou o próximo campeão, está dentro do meu coração e ninguém tira. Mas treinar é o que me move. Sempre vou treinar mais que todo mundo. Eu treino 24 horas — contou.

Vai nocautear?

O confronto entre Allen, número 6 do ranking, e Jean, que é o número 10, tende a ser uma das mais difíceis desde a estreia do brasileiro no UFC. Porém, ele afirma que vai em busca do nocaute contra o inglês. Inclusive já tem em mente como pretende vencer o adversário.

— Não é segredo para ninguém que eu sou nocauteador, porque eu vou entrar para nocautear o cara, se ele perder a linha eu finalizo ele. Eu vou defender queda e jogar a mão na cabeça do cara. Se ele aguentar três rounds, ele vai apanhar três rounds. Se ele não aguentar, ele vai ser nocauteado antes do último assalto acabar. Ele só lutou com cara duro, é um cara inteligente, tem um dos melhores treinadores do UFC, porém ele não vai lutar só contra um cara duro, ele vai lutar contra o próximo campeão.

Arnold Allen x Jean Silva (Foto: UFC, Divulgação)

— Apesar dele nunca ter sido nocauteado na vida, mas nem eu nunca tinha sido, então, eu vou lá provar que segui o plano do time. Eu sou um cara muito técnico e não tenho medo de apontar isso. Eu vou saltar na frente dele, ele vai jogar golpe, vai errar, eu vou tocar ele, ele vai andar para frente, eu vou fintar, ele vai andar para trás. Na hora que ele começar a se desesperar, eu vou jogar mão no corpo e vou subir o cruzado e ele vai cair duro. É isso que vai acontecer. Ele vai ser nocauteado no canto da grade — completou.

Continua depois da publicidade

Casamento e cinturão em 2026

Silva tem metas bem definidas para este ano. São dois objetivos: casar na igreja e conquistar o cinturão dos penas. Natural de Foz do Iguaçu, Paraná, e radicado em Florianópolis (SC), ele tem ligação direta com a capital catarinense, que deve ser o local do casório com a esposa Carolina de Castro.

— Vou casar na igreja com a minha esposa, aí também (Florianópolis). A festa de noivado vai ser aqui em Las Vegas, mas meu casamento vai ser na igreja, no centro, vai ser irado. Então as metas são essas. O casamento será só depois do cinturão, porque minha esposa falou que a aliança é cinturão, então, já viu, né? — conta o lutador.

Em caso de vitória contra Arnold Allen, o Manezinho da Ilha deve ser projetado a uma disputa de cinturão, ainda em 2026. Caso isso aconteça, Jean quer telão na ponte Hercílio Luz, ponto turístico de Floripa, para os fãs acompanharem.

— Já manda preparar o telão aí, as coisas já estão andando, negociação, tudo. Em 2026 o próximo campeão do UFC é o Manezinho da Ilha, você pode ter certeza disso.

Continua depois da publicidade

Card do UFC 324

Card Principal

  • Justin Gaethje vs Paddy Pimblett
  • Sean O’Malley vs Song Yadong
  • Waldo Cortes Acosta vs Derrick Lewis
  • Natalia Silva vs Rose Namajunas
  • Arnold Allen vs Jean Silva

Preliminares

  • Umar Nurmagomedov vs Deiveson Figueiredo
  • Ateba Gautier vs Andrey Pulyaev
  • Nikita Krylov vs Modestas Bukauskas
  • Alex Perez vs Charles Johnson
  • Josh Hokit vs Denzel Freeman
  • Adam Fugitt vs Ty Miller