Apaixonado por rock, morador de Joinville tem coleção com 20 mil discos de vinil

Valdir ficou conhecido como "pai da discoteca em Joinville"

Compartilhe:

Valdir Finder, 74, com um dos discos de sua coleção (Foto: Giovana Cristina Rodrigues/Divulgação)

Nesta quarta-feira (13), no Dia Mundial do Rock, Valdir Finder vai comemorar em grande estilo. O ex-DJ de 74 anos ficou conhecido em Joinville por sua coleção de aproximadamente 20 mil discos de vinil, que vem colecionando desde a juventude. Sua preferência? O Rock ‘n Roll

Continua após a publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

DJ e colecionador

Sua paixão pelo estilo musical começou nos anos 60 quando um amigo lhe apresentou às músicas. No entanto, sua carreira de DJ nasceu em 1974, a partir de um presente de sua esposa: alguns equipamentos de som, que lhe permitiram começar a exploração no mundo da música. 

Continua após a publicidade

Antes de ficar conhecido como o “pai da discoteca em Joinville”, Valdir já tinha uma pequena coleção de discos. A maioria era doada ou presenteada de amigos, que já sabiam do seu hobby. 

– Sou um colecionador, mas não aquele doente, que tem que virar meio mundo para conseguir. Como as pessoas sabiam que eu tinha uma coleção e guardava, me davam, diziam que tinham pena de botar para fora, de levar para o sebo, – disse em entrevista ao g1 SC.

Sua coleção cresceu significativamente depois de ficar mais conhecido na cidade, junto com a popularização dos CDs, que tiraram um pouco do holofote do vinil. Nessa época, Valdir conta que chegou a receber 350 discos de uma só pessoa. 

Em pouco tempo, a casa de Valdir já não dava conta de guardar todos os discos. Por isso, hoje em dia a coleção está armazenada em um cômodo exclusivo na casa de uma de suas filhas em Joinville. Ela é uma mistura de vários estilos, mas predomina o rock dos anos 50. 

Continua após a publicidade

O pai da discoteca em Joinville

Assim como colecionar vinis, a mixagem de música era só um hobby que rapidamente cresceu. Segundo Valdir, muitos de seus amigos iam até sua casa para ouvir música. Alguns eram entusiastas da área e um deles o contratou para tocar em uma festa, que ele lembra até hoje. 1974, em um salão no bairro Iririú, Valdir fez seu primeiro show. 

E, mesmo que a primeira tentativa não tenha sido um sucesso, as que vieram mais tarde foram um sucesso. 

Continua após a publicidade

– A primeira não foi tão bem, as outras, depois, estouraram. Cresceu muito rápido e convidei meu irmão para trabalhar comigo, – conta.

Quatro anos depois, em 1978, foi lançado o filme Grease, que trouxe uma febre de festas com discotecagem. Valdir e seu irmão se aproveitaram da oportunidade e introduziram o estilo das músicas do filme, conhecido como Euro disco, em suas festas.

Continua após a publicidade

– Trouxemos essas músicas e a turma ficava maluca, – diz. 

*Sob supervisão de Lucas Paraizo.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Show de Caetano Veloso em Florianópolis tem ingressos à venda; veja os valores

Grupo de mulheres de Florianópolis faz Nova York cair no samba