Tartarugas e golfinhos aparecem mortos em praias de SC; saiba por quê

Foram cinco casos somente nesta segunda-feira (15) até o meio-dia

Compartilhe:

Tartarugas mediam quase um metro de comprimento (Foto: Valeska Lippel, Arquivo Pessoal)

Banhistas registraram o aparecimento de tartarugas marinhas mortas na Praia de Armação, em Penha, nesta segunda-feira (15). Duas delas surgiram na areia ainda de manhã e estavam a cerca de 50 metros de distância uma da outra já em estado avançado de decomposição. Pouco depois do meio-dia, mais uma foi parar na orla.

Continua após a publicidade

Segundo técnicos da Univali, integrante do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, uma das tartarugas era da espécie cabeçuda (Caretta caretta) e media 104 centímetros de comprimento. A outra era uma oliva (Lepidochelys olivácea), com 89 centímetros de comprimento.

Às 13h30min, o terceiro animal ainda aguardava o retorno da equipe à praia para análise. 

Continua após a publicidade

Por que carcaças apareceram? 

As tartarugas marinhas teriam vindo parar na faixa de areia em virtude do que os especialistas chamam de combinações oceanográficas, formadas pela direção das ondulações do mar e dos ventos.

— A combinação de ondulações de Leste e ventos de quadrante Norte e Nordeste favorecem o encalhe de carcaças de animais marinhos. Geralmente são animais em estágio avançado de decomposição, que estavam derivando e encalham influenciados pelas condições oceanográficas — explica oceanógrafa Bruna Henklein Pissaia.

Por causa do estado de decomposição não é possível saber o motivo da morte dos animais. As carcaças foram enterradas na praia. 

Golfinhos 

Ainda nesta segunda-feira (15), a equipe de monitoramento da Univali registrou o encalhe de dois golfinhos. Um na Praia Central de Balneário Camboriú e outro na Praia do Plaza, em Itapema. 

Continua após a publicidade

Os animais mortos foram enterrados e como também estavam em avançado estado de decomposição e não tinham marcas aparentes de ferimentos, não é possível apontar o que causou as mortes.

Leia também

> 6 cachoeiras para visitar no Vale do Itajaí pagando pouco ou nada

Continua após a publicidade

> Conheça em fotos as 12 praias de Santa Catarina com selo Bandeira Azul

> Oito coisas que um leigo precisa saber sobre o naturismo na Praia do Pinho