Joinville vacinou contra a gripe apenas 37% da meta esperada para a primeira etapa da campanha nacional. Das 63,7 mil pessoas pertences ao público-alvo, 23,9 mil foram imunizados até esta quarta-feira (19), de acordo com a prefeitura. O prazo inicial era concluir o grupo até 10 de maio, mas a data precisou ser adiada devido à baixa procura.
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A primeira etapa da vacinação inclui crianças com idades entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias) e profissionais da saúde. Destes, o grupo mais avançado é o formado pelas grávidas, que já atingiu 42,7% da meta.
A segunda etapa da campanha também já foi iniciada e contempla pessoas com 60 anos ou mais e professores das redes pública e privada. Até agora, foram vacinadas 8.270 idosos, o que corresponde a 10% do esperado, e 1.306 professores, sendo 20,7% do total.
A imunização continua sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou na Sala de Vacinação da Vigilância em Saúde, que fica na rua Abdon Batista, 172, Centro.
É indispensável que os profissionais apresentem crachá, holerite ou declaração que comprove a atuação na área da saúde ou educação. Já as crianças e idosos precisam apresentar apenas um documento oficial que comprove a idade. Não é necessário realizar agendamento para receber a vacina contra a gripe.
A Secretaria da Saúde alerta sobre a importância da imunização contra a gripe, já que a vacina protege contra três subtipos do vírus: influenza A – H1N1, influenza A – H3N2 e influenza B. A vacinação contra a gripe está sendo realizada paralelamente à imunização da Covid-19, mas é necessário respeitar o período de pelo menos 14 dias entre a aplicação de um imunizante e outro.
Leia também:
> Como estão os preparativos da prefeitura de Joinville para lançar concurso público
> Como ficam as medidas em Joinville com a mudança na matriz de risco
> Senador aborda “tratamento precoce” na CPI da Covid e cita Joinville
