Empresa familiar aumenta faturamento em 37% após rever estratégia de gestão 

Programa de Gestão Avançada ajuda empresários a modernizar a gestão dos negócios, implementando um modelo de gestão baseado em indicadores 

Compartilhe:

(Foto: Freepik)

A correria do dia a dia, o desconhecimento sobre a importância de se construir um planejamento estratégico ou a crença de que são necessários altos investimentos de recursos humanos e/ou de capital para iniciar um planejamento são alguns dos principais motivos que detêm o crescimento das pequenas empresas.

Continua após a publicidade

Para ajudar as empresas resolverem os entraves que limitam seu crescimento e mostrar aos gestores como iniciar um planejamento estratégico, com a criação de indicadores que permitam mensurar o cumprimento das metas, e aplicar as estratégias no dia a dia, contando com o engajamento dos funcionários, o Sebrae criou o Programa de Gestão Avançada (PGA).

Nas empresas catarinenses que participaram do PGA, houve um aumento de 13,9% nas vendas realizadas; 50,5% mais giro de estoque; e um incremento de 45,9% nos lucros. Entre elas, a Abilar Indústria de Esquadrias LTDA, de Rio do Sul, teve uma redução de 40% na rotatividade dos funcionários, o que permitiu mais investimentos em capacitação, gerando 5% a mais no faturamento anual e 40% de aumento na lucratividade.

Continua após a publicidade

A empresa VS Tecnoválvulas, de Tubarão, tinha como desafio criar um novo modelo de gestão mais alinhado com as necessidades do mercado.

– Nosso grande desafio era a análise de mercado e a modernização do negócio. Como a maioria das empresas familiares, o fundador criou um modelo de processo, que acaba sendo continuado pelos filhos, muitas vezes com foco na parte técnica, esquecendo da parte administrativa – constata Ana Paula S. Serafim, gerente administrativo da VS Tecnoválvulas.

Com o PGA, Ana Paula conseguiu repensar os indicadores da empresa e criar estratégias que reduziram em 13,65% a inadimplência, ampliaram as vendas em 20% e, por consequência, aumentaram em 37,8% o faturamento.

Já na Volpato Soluções Gráficas, de Joinville, o que atravancava o crescimento era, principalmente, a dificuldade de se descentralizar as decisões. Com a ajuda do Sebrae, os gestores passaram a delegar melhor as funções, e a empresa aumentou em 11,2% sua lucratividade.

Continua após a publicidade

– A partir do programa ficou bem claro para os diretores que a função da diretoria é estratégica, de planejamento, de pensar o negócio. Com isso, foi possível iniciar um processo de delegação e descentralização das decisões. Repensamos a nossa equipe e o nosso negócio, e começamos a delegar a outras pessoas àquelas decisões que dependiam da diretoria. Depois disso, conseguimos nos dedicar muito mais ao negócio alavancando soluções e o crescimento da empresa – observa Marcos Roberto Volpato, diretor administrativo e financeiro da Volpato Soluções Gráficas.

Ferramentas inovadoras para a gestão dos negócios

O planejamento estratégico permite que o empreendedor tenha um olhar mais amplo sobre todos os processos de sua empresa, e isso é conquistado a partir da gestão de indicadores, que permitem antever problemas e pensar em soluções antes que as adversidades se instalem. Agir preventivamente, mantendo o foco nas metas e nos objetivos pré-determinados, é muito mais efetivo para o crescimento de uma empresa.

Continua após a publicidade

O Sebrae criou o Programa de Gestão Avançada (PGA) para ajudar a tirar pequenas empresas da estagnação e ajudá-las a retomar o crescimento de forma consciente e consistente, com planejamento e gestão estratégicos, para que alcancem resultados em curto, médio e longo prazo.

– O PGA é programa mais avançado do Sebrae, específico para empresas de pequeno porte. O PGA é totalmente baseado em gestão avançada de indicadores, para empresas que estão estagnadas e não conseguem mais crescer, por não enxergarem possibilidades. O Programa traz novos indicadores para as áreas abordadas, que são: recursos humanos, marketing e vendas, processos, e gestão financeira. A ideia é trabalhar essas áreas, trazendo novos indicadores confiáveis. Com a análise desses indicadores, os gestores conseguem tomar decisões para alavancar os resultados da empresa, explica Tatiane Mendes Carvalho, analista técnica do Sebrae/SC.

Continua após a publicidade

O programa foi elaborado por especialistas do Sebrae, que também acompanham sua aplicação nas empresas, ajudando a definir as estratégias para cada negócio e permitindo que os empresários possam manter o planejamento após a conclusão do Programa. Ele tem duração de 211 horas, sendo 8 horas de encontros coletivos; 127 de consultoria individual na empresa; e 76 horas de capacitação. Em cada empresa, um especialista em gestão acompanha, pessoalmente, cada etapa, a fim de garantir a integração entre todas as áreas.

– O PGA é equivalente a um MBA Empresarial, mas focado para uma empresa específica. Tem duração entre 14 e 16 meses – como uma pós-graduação profissional. Durante esse período, a empresa conta com a consultoria e assessoria de quatro profissionais do Sebrae, altamente especializados, atuando dentro da empresa, em cada uma das quatro áreas trabalhadas.

Continua após a publicidade

Além desses quatro profissionais, as empresas que participam do PGA têm um “consultor-padrinho”, responsável por trabalhar a sinergia dos processos e por auxiliar os processos, acompanhando do começo ao fim do Programa, a fim de garantir os melhores resultados e permitir que a empresa consiga, após o fim desse período, evoluir sozinha, criando seus próprios indicadores e estratégias de crescimento, afirma Tatiane.

O Programa de Gestão Avançada do Sebrae é realizado em quatro etapas:

Continua após a publicidade

Fase 0: Seleção | Diagnóstico Empresarial Preliminar – São avaliadas as práticas de gestão da empresa;

Fase 1: Plano Empresarial – Na qual são definidas as estratégias que farão parte do plano empresarial;

Continua após a publicidade

Fase 2: Gestão de Resultados – Em que se pauta a gestão de finanças, marketing, operações, processos e gestão de pessoas;

Fase 3: Novo Ciclo – Traz a consolidação dos resultados, revisão estratégica e do novo plano empresarial.

Continua após a publicidade

Ao concluírem o Programa de Gestão Avançada, os empreendedores devem estar aptos tomarem decisões mais precisas, valendo-se do planejamento estratégico e do estabelecimento de indicadores e metas seus negócios. O PGA permite que os gestores possam direcionar o crescimento das empresas com segurança, a partir da pesquisa e do conhecimento.

Para saber mais e inscrever sua empresa no PGA, acesse o site.