Pouco mais de dois dias após comemorar 20 anos e receber recados de carinho e felicitações pelas redes sociais, a notícia inesperada transformou os momentos de alegria em dor profunda aos amigos e familiares de João Lucas dos Santos. No dia 28 de março, o Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul desejava vida longa a João Lucas em publicação no Facebook. No dia 31, infelizmente, a publicação da corporação era outra; difícil de aceitar.
Um grave acidente durante a madrugada desta terça-feira (31) vitimou o bombeiro voluntário que atuava desde os dez anos de idade na corporação. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros do município, João dos Santos Junior, a vítima e mais dois amigos, uma adolescente e um homem, retornavam da casa de um amigo momentos antes do acidente. O carro capotou próximo ao quilômetro seis da rodovia e João Lucas não resistiu aos ferimentos. A morte foi confirmada ainda no local.

Os outros dois ocupantes, cujas identidades não foram divulgadas, foram encaminhados ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça, em São Francisco do Sul, e depois ao Hospital São José, em Joinville. Conforme o Hospital São José, a jovem estava apenas com dores no corpo. Ela estava acompanhada da mãe por ser menor de 16 anos, foi atendida, liberada e retornou a São Francisco do Sul. A outra vítima também estava com dores no corpo, mas não apresentava fraturas. Ele também foi liberado e passa bem.
As circunstâncias do acidente também estão sendo investigadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A reportagem não obteve informações sobre os detalhes da ocorrência.
João tinha o sonho de seguir carreira na corporação
Conforme João Junior, comandante do Corpo de Bombeiros, a relação dele com João Lucas era como a de pai e filho. Além da coincidência de nomes, os dois faziam aniversário no mesmo dia. Neste ano, entretanto, as comemorações foram restritas em razão das medidas de segurança relacionadas à pandemia do novo coronavírus. Mas João Lucas sempre esteve presente na vida do comandante Junior.
– Ele e meu filho têm apenas dois anos de diferença. O João sempre estava na minha casa, sempre nos falávamos na corporação, ele estudava com o meu filho e eram como irmãos. Estamos todos muito abalados – destaca ele.
Conforme Junior, João Lucas iniciou a trajetória como bombeiro mirim e tinha o desejo de ingressar como efetivo na corporação assim que surgisse uma oportunidade. Depois de ser aspirante, atualmente ele fazia parte do quadro operacional.
– Ele tinha o sonho de seguir carreira na corporação. Agora João nos deixa, principalmente, a lição da simplicidade. Ele sempre foi um excelente profissional, alegre, feliz, estava ajudando sempre, era muito presente e muito dedicado – lembra.
Até esta publicação, as informações sobre o velório e enterro de João Lucas ainda não haviam sido divulgadas.
Bombeiros emitem nota de pesar
Na redes sociais, os Bombeiros Voluntários do município emitiram nota de pesar destacando a simplicidade e alegria de João. Confira:
