O número de casos confirmados do novo coronavírus em Blumenau foi atualizado no final da tarde desta quinta-feira (26) pelo governo de Santa Catarina. São 12 na cidade, totalizando 149 pacientes positivados para o Covid-19 em todo o estado e 325 pessoas em investigação, além de uma morte ocorrida no final da noite da quarta-feira (25), de um homem de 86 anos.
– Nem entramos na crise ainda. As pessoas têm a impressão que estamos saindo -, disse o governador Carlos Moisés da Silva.
Os números oficiais são contabilizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que concentra os exames de todas as cidades catarinenses. A prefeitura de Blumenau, para auxiliar nas tomadas de decisões, contratou um laboratório particular para avaliação dos casos suspeitos. Na contagem do governo municipal são 15 infectados.
– Não temos situação de casos graves em hospitais, mas a melhor recomendação ainda é o isolamento – disse o Secretário Municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.
A cidade possui 95 leitos de UTI.
Retomada das atividades
Ao anunciar a retomada da maioria das atividades para o dia 1º de abril, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) afirmou que o plano foi traçado com base em regras de isolamento social:
– A missão é promover a convivência dos catarinenses com a pandemia da Covid-19 conciliando a preservação da vida e atividade econômica. Estamos fazendo gradativamente para que as pessoas voltem as atividades de forma segura.
Segundo Moisés, a circulação de transportes coletivos urbano e intermunicipal permanecem suspensos, por considerar os ônibus um meio de grande propagação da doença. Também estão orientados a não circular no território catarinense qualquer transporte público ou privado de linha ou de fretamento de pessoas.
No dia de 30 de março, as agências bancárias, correspondentes, lotéricas e cooperativas de crédito voltam a funcionar, parcialmente, apenas para serviços bancários presenciais.
Cidades com casos confirmados de coronavírus
Além das notificações positivadas nos municípios catarinenses, foram confirmados no Estado cinco pacientes que residem em outros estados e três que moram em outros países, mas estavam em Santa Catarina quando receberam o diagnóstico.
Total de 149 casos confirmados
Balneário Arroio do Silva – 1
Balneário Camboriú – 8
Blumenau – 12
Braço do Norte – 9
Camboriú – 4
Canelinha – 1
Chapecó – 4
Criciúma 12
Florianópolis – 20
Gaspar -1
Gravatal -3
Içara -1
Imbituba -5
Itajaí -16
Itapema – 1
Jaguaruna – 2
Jaraguá do Sul – 2
Joinville – 7
Lages – 1
Navegantes – 3
Pomerdore -1
Porto Belo – 3
Rancho Queimado – 2
São José – 8
São Ludgero – 1
São Pedro de Alcântara – 1
Siderópolis – 2
Tijucas – 1
Timbé do Sul -1
Tubarão – 8
