Coronavírus: jornalista de Santa Catarina relata dificuldades ao retornar da Austrália para o Brasil

Máscaras, testes de temperatura e voos cancelados estão entre os empecilhos deixados pelo coronavírus no retorno para casa, em Florianópolis

Compartilhe:

A jornalista da NSC TV viajou para a Austrália há pouco menos de 10 dias e agora retorna para Santa Catarina. (Foto: Reprodução)

Ao fundo, o aeroporto parece ainda maior com tantos espaços desocupados. Poucas pessoas circulam, enquanto aguardam o horário do voo para retornar às suas casas, onde devem aguardar pelo fim da pandemia do novo coronavírus. Os que ainda aguardam para decolar, usam máscaras, assim como a jornalista da NSC TV, Ligia Gastaldi, que viajou para a Austrália há pouco menos de 10 dias e agora retorna para Santa Catarina.

Continua após a publicidade

Na tarde desta segunda-feira (23), gravou um vídeo ao chegar em São Paulo, estado brasileiro onde está a maior parcela de infectados e de mortes por Covid-19, e onde deve permanecer ao menos uma noite, já que perdeu a conexão para Florianópolis devido ao cancelamento de voos internacionais:

– O meu voo de Santiago foi cancelado, como muitos voos estão sendo cancelados nessa época de coronavírus. A gente não sabe muito bem porque, mas acredita que (as companhias aéreas) estejam alocando pessoas em voos, porque muita gente desistindo de viajar e muitas fronteiras fechadas também. E isso acaba causando efeito cascata.

Continua após a publicidade

Assista o relato completo

Ao contrário do que ocorreu no Chile, tanto na ida para a Austrália, quanto na volta, Ligia conta que em São Paulo não foi submetida a qualquer tipo de exame, nem o da temperatura, comum nas estações aéreas e que indica a febre, um dos sintomas da doença.

Cancelamento de todos os voos

Apesar de estar de férias, a jornalista buscou novas informações com as operadores que a auxiliam no retorno. Segundo Ligia, existe "uma grande possibilidade" de que todos os voos parem de operar completamente, como medida de combate à pandemia do novo coronavírus:

– Então vamos ficar atentos, vamos ficar em casa e vamos nos cuidar.

Floripa Airport

A Floripa Airport registrou o cancelamento de 53 voos nesta segunda-ferira, o que representa 62% dos voos do dia. Com relação à triagem de passageiros, no período de 10h às 16h, em que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde atuou no Aeroporto Internacional de Florianópolis, oito voos desembarcaram e passaram pela barreira sanitária.

Continua após a publicidade

Nesse tempo, 10 passageiros apresentaram sintomas respiratórios, o que não significa que estão infectados pelo novo coronavírus. Todas foram encaminhadas ao ambulatório do aeroporto e foram notificadas a ficar em isolamento domiciliar por 14 dias, com assinatura de termo de responsabilidade.