AGs de Blumenau atenderão casos suspeitos de coronavírus; cidade tem 241 infectados

Ambulatórios Gerais receberão pessoas com sintomas de Covid-19 a partir desta terça-feira e farão testes rápidos quando lote chegar ao município 

Compartilhe:

Estruturas foram montadas próximo ao prédio das unidades (Foto: Prefeitura, Divulgação)

Durante a coletiva virtual desta segunda-feira (4), a prefeitura de Blumenau informou que pessoas com sintomas do novo coronavírus podem buscar ajuda nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, não apenas na central de atendimento montada na Vila Germânica. O anúncio da ampliação do serviço ocorre no dia em que o município registra 241 casos confirmados da doença, conforme dados do governo do Estado.

Continua após a publicidade

​​> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, tendas foram montadas do lado de fora dos sete AGs do município para que os pacientes não tenham contato com quem procura as unidades por outros motivos. Se houver necessidade, os moradores poderão ser encaminhados à Vila Germânica para exame, onde está a central de coleta e atendimento exclusivo das 7h às 19h.

Continua após a publicidade

— A pessoa vai direto fazer a coleta na Vila Germânica, não vai precisar enfrentar fila, só apresentar o documento que recebeu no Ambulatório Geral — detalhou o prefeito.

Quando o lote de testes rápidos que o município comprará chegar, os AGs também farão o procedimento. Porém, esse tipo de exame só pode ser efetuado em pessoas com sintomas há pelo menos sete dias, para evitar a possibilidade de um falso negativo.

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

O atendimento aos casos suspeitos nos ambulatórios dos bairros Ponta Aguda, Garcia, Escola Agrícola, Fortaleza, Velha, Badenfurt e Itoupava Central começa nesta terça-feira (5), das 7h às 21h ou até à 0h, no caso dos AGs da Velha, Itoupava Central e Garcia. As unidades do Garcia e Velha abrem também aos sábados, das 7h às 12h.

Continua após a publicidade

— Todos esses terão uma equipe destinada ao atendimento. Em caso de sintoma, você pode continuar indo à Vila Germânica, mas se mora perto de um AG, pode também ser atendido da mesma forma que é feito na Vila — detalhou Hildebrandt.

Blumenau, até a noite desta segunda, registrava, além dos 241 contaminados, cinco internações por conta da doença – três em UTI e duas em enfermaria. Nas últimas duas semanas quase 600 testes foram feitos na central da Vila Germânica.

Continua após a publicidade

Cidades do Vale do Itajaí com casos confirmados

Aurora – 1

Balneário Camboriú – 101

Continua após a publicidade

Balneário Piçarras – 8

Barra Velha – 4

Continua após a publicidade

Benedito Novo – 2

Blumenau – 241

Continua após a publicidade

Botuverá – 4

Brusque – 50

Continua após a publicidade

Camboriú – 74

Gaspar – 25

Continua após a publicidade

Guabiruba – 5

Ilhota – 4

Continua após a publicidade

Indaial – 15

Itajaí – 100

Continua após a publicidade

Itapema – 18

Ituporanga – 2

Continua após a publicidade

Navegantes – 63

Penha – 10

Continua após a publicidade

Pomerode – 7

Porto Belo – 6

Continua após a publicidade

Pouso Redondo – 1

Rio do Sul – 5

Continua após a publicidade

Salete – 5

Taió – 1

Continua após a publicidade

Timbó – 12

Vidal Ramos – 1