Descarte irregular de vacina da Covid é apurado em Bom Jardim da Serra

Compartilhe:

Descarte de doses é investigado em Bom Jardim da Serra (Foto: Fom Conradi / Arquivo)

Em Bom Jardim da Serra o descarte irregular de aproximadamente três doses estava sendo apurado no município. Segundo denúncia que chegou na ouvidoria, as doses da Coronavac teriam sido descartadas no dia 30 de abril. Segundo a controladoria internada foi constado que neste dia houve o descarte de duas doses e meia da vacina AstraZeneca. 

Continua após a publicidade

>>Lages quer iniciar a vacinação nos professores antes do dia 31 de maio

Pelo que foi apurado o descarte aconteceu, porque houve troca de enfermeira para aplicação das vacinas, e a profissional não teria visto que tinha um frasco com dose aberto no refrigerador. No fim do dia, eles constataram que outro frasco com uma dose e meia também estava no refrigerador.

Continua após a publicidade

“O setor até procurou pessoas para aplicar esse remanescente de doses, já que os frascos não são fracionados, porém todos que foram consultados ou já haviam tomado a 1ª e até mesmo a 2ª dose. Como era final de semana e mesmo que bem acondicionadas, as vacinas tem recomendação de uso entre 6 a 8 horas após a abertura do envase, isso também impossibilitou o reaproveitamento, como já fora realizado em outras oportunidades” diz nota da Controladoria Interna do munícipio.

Segundo nota não houve fraude na ação dos agentes “esse não é um problema que acomete somente uma ou outra cidade, pois devido a alteração da dispensação da vacina em frascos com mais de uma dose para facilitar a logística, mesmo que se busque evitar sobras, por vezes se torna impossibilitado a medida, pois o primordial é realizar o atendimento”.

A controladoria disse que medidas para tentar evitar esse descarte estão sendo tomadas, os profissionais estão sendo orientados.