Após duas decisões da Justiça, Estado publica mais detalhes da fila por leito de UTI em SC

Compartilhe:

Leitos de UTI em Santa Catarina (Foto: Leo Munhoz/Arquivo NSC Total)

A fila de espera por um leito de UTI em Santa Catarina agora está disponível de forma pública. A divulgação detalhada vem depois de duas decisões judiciais que discutiam também a implantação de um lockdown no Estado por 14 dias. Dentro da determinação em primeira instância do juiz Jefferson Zanini, de Florianópolis, que colocou sobre o Coes a responsabilidade de definir medidas mais restritivas, ele também ordenou que o governo disponibilizasse a fila de leitos de forma pública. A secretaria de Saúde diz que a medida faz parte da atualização do portal para dar mais transparência aos dados e não tem a ver com as decisões (leia mais abaixo).

Continua após a publicidade

Em segunda instância, na sexta-feira passada, dia 19 de março, o desembargador João Henrique Blasi, manteve o entendimento da publicidade sobre os dados de UTI. Por isso, então, as informações foram disponibilizadas oficialmente a partir de domingo (21). Elas estão dentro do site oficial do governo sobre coronavírus. Até então, a fila era disponibilizada dentro do boletim diário da situação em SC. Agora ela ganhou um espaço separado e com mais detalhamento.

Pelo número mais atual, desta segunda-feira (22) há 374 pacientes esperando um leito de UTI em Santa Catarina, além de 134 por um espaço em leito clínico. A região de Joinville é a que tem a maior fila para as duas opções. São 100 pessoas esperando por uma UTI e 82 uma vaga no leito clínico no Norte do Estado.

Continua após a publicidade

Há também outro dado disponível em relação ao setor de regulação da secretaria de Saúde. Nesse item, são 174 pacientes que constam no sistema para a transferência entre regiões catarinenses em busca de uma vaga de UTI. Veja aqui os detalhes da fila de leitos em SC.

Secretaria diz que medida é atualização

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde afirma que a medida não veio por conta das decisões judiciais. Lembra ainda que a lista já estava disponível dentro dos boletins. A pasta afirma que está em constante atualização dos dados por maior transparência. Inclusive, nos próximos dias, de acordo com a secretaria, outras informações devem estar disponíveis.