Você já sabe, mas não custa repetir: ficar em casa é o melhor a se fazer neste momento. E ficar em casa é sempre uma ótima oportunidade para ir para a cozinha preparar aquela comida gostosa que a gente não costuma fazer com frequência, né? Eu amo.
Pois neste fim de semana minha sugestão é que você aproveite para maratonar uma série, assistir a algum filme (minha sugestão é a estreia de “Um príncipe em Nova York 2” no Prime Video) saboreando uma porção de coxinhas. Tudo feito em casa mesmo. O resultado é um salgadinho crocantíssimo, fresquinho, daqueles que valem cada minuto passado em frente ao fogão. E na real nem é tão difícil, mas o preparo requer algumas etapas. Vamos à receita?
Ingredientes
Para a massa:
50 g de manteiga
125g de farinha de trigo
125 ml de leite
125 ml de água ou caldo de frango
50g de batata cozida e amassada
Sal e pimenta do reino a gosto
Para o recheio:
120g de peito de frango cozido e desfiado
100g de requeijão cremoso
40g de queijo parmesão ou o queijo da sua preferência ralado
Tempero verde a gosto
Meio dente de alho picado
Tempero verde a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Páprica defumada a gosto
Para finalizar:
100 g de Farinha de rosca
100 g de Farinha panko
Dois ovos batidos
Óleo para fritar
Preparo:
Em uma panela mais funda, ferva o caldo, o leite, a batata amassada e a manteiga. Tempere com sal e pimenta do reino.
Assim que ferver, adicione a farinha de trigo e mexa sem parar. A massa aos poucos desgruda do fundo da panela, vá mexendo e misturando a massa até desgrudar bem.
Unte uma superfície com um pouco de manteiga e transfira a massa. Com muito cuidado para não se queimar, abra um pouco a massa para que ela resfrie mais rápido.
Enquanto isso, prepare o recheio: doure o alho, misture o peito de frango, o requeijão, o queijo e os temperos que você quiser usar.
Para modelar as coxinhas, unte suas mãos bolinhas mais ou menos do mesmo tamanho. Achate uma bolinha, coloque um pouco do recheio nela, feche e modele no formato de coxinha. Repita o processo até terminar a massa. Se sobrar recheio: congele. Ele pode ser usado como recheio de lanches depois =)
Para finalizar, passe as coxinhas no ovo batido e depois numa mistura feita com farinha de rosca e farinha Panko. Frite em óleo quente até dourar.
Se você quiser, vale fazer as coxinhas em maior quantidade para congelar. Aí é só deixá-las empanadinhas prontas para fritar quando quiser.
