Abilio de saída da BRF

Compartilhe:

Ano passado, abordei diversas vezes aqui na coluna a insatisfação de acionistas da gigante BRF, dona da Sadia e Perdigão, com a gestão liderada pelo empresário Abilio Diniz. Os insatisfeitos mais poderosos, os fundos de pensão Petros e Previ, que detém cerca de 20% do capital da companhia, encaminharam sábado uma correspondência ao conselho de administração da empresa solicitando a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituição de todos os membros do conselho, aprovação de 10 nomes para composição de um novo conselho e votação do novo presidente e vice do conselho.

Continua após a publicidade

Estão insatisfeitos com os resultados da empresa, que fechou ano passado com prejuízo de R$ 1,1 bilhão e, nos últimos 10 anos, teve apenas um resultado positivo. 

Problema

Continua após a publicidade

Por não saber como funciona uma agroindústria, com ciclo de produção superior a três anos e interligações com uma série de cadeias produtivas, o grupo de Abilio Diniz decidiu demitir profissionais competentes da companhia e contratar executivos de fora do agro. Isso gerou perdas sucessivas enquanto a rival JBS, que contratou os demitidos, cresceu. A assembleia será realizada nos próximos dias em Itajaí, onde é a sede oficial da empresa.