Udesc prioriza Laboratório do Leite no Oeste

Compartilhe:

POR KELI MAGRI (INTERINA)

Continua após a publicidade

Em visita ao Oeste, durante inauguração do novo prédio da Udesc em Pinhalzinho, o reitor da Universidade, Marcus Tomasi, adiantou que a prioridade da Udesc no ano eleitoral é a construção do Laboratório Rota do Leite no município, localizado a 40 quilômetros de Chapecó.

A reitoria busca a ajuda da bancada de deputados do Estado para viabilizar a liberação do Ministério da Integração de R$ 18 milhões necessários para a obra que contemplará diretamente 82 municípios da faixa da Fronteira Oeste e mais de 88 mil famílias de baixa renda. O aporte dos recursos já foi garantido.

Continua após a publicidade

– A região Oeste é a quarta maior bacia leiteira do país, com capacidade para processamento de leite que nenhuma outra região brasileira tem. Essa obra é importante e já conta com o suporte dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e mestrado em Engenharia de Alimentos da Udesc – defende Tomasi.

A obra contempla a construção de um prédio que abrigará o Núcleo de Ciência e Tecnologia Leiteira, com três laboratórios: de análise e credenciamento do leite – processos feitos atualmente em Concórdia, pela Universidade do Contestado (UNC), em Curitiba, no Paraná e em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul – usina com laboratório de ensino que abrirá capacitação para a funcionários de empresas do ramo e o laboratório de pesquisa e inovação de produtos lácteos que buscará agregar valor ao leite.

De acordo com Tomasi, os recursos são federais, por meio do projeto de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira e terá contrapartida da Udesc (R$350 mil). Conforme o reitor, ainda em 2016 o Ministério da Integração deu parecer favorável ao projeto, porém solicitou diligências para concluí-lo e liberar a primeira parcela da verba. Desde 2011 a Universidade busca a efetivação da obra.

– O projeto está bem adiantado, com a parte arquitetônica toda pronta, faltando pequenos detalhes. Nossa meta é que os recursos sejam liberados neste ano para começarmos as obras. É a nossa prioridade em 2018 – ressalta o reitor.

Continua após a publicidade

O Núcleo de Ciência e Tecnologia Leiteira será administrado pela Udesc, mas servirá também para pesquisas da Epagri, Cidasc e empresas do setor na região. O Estado produz 9,9 bilhões de litros de leite e 70% da produção está concentrada no Oeste.