O primeiro banco estatal a operar a linha de crédito pelo Programa de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno porte (Pronampe) é a Caixa. A instituição iniciou a oferta do programa nesta terça-feira (16), informou o presidente Pedro Guimarães. O Bancoob, banco cooperativo do Brasil foi o primeiro a aderir e grandes bancos privados também vão oferecer a linha que visa socorrer pequenas empresas que enfrentam falta de crédito.
O programa, de autoria do senador Jorginho Mello (PL-SC), presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, tem juro da taxa Selic, mais 1,25% ao ano. A Selic está em 3% mas nesta quarta-feira o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) deve reduzir para 2,25% ao ano, segundo expectativas do mercado. Cada empresa pode solicitar valor menor ou equivalente a 30% da receita bruta do ano anterior (2019) e o prazo para fazer o pedido é de três meses a partir de 18 de maio.
– O Pronampe não vai ser só uma linha emergencial. Vamos fazer de tudo para que seja uma conquista permanente das micro e pequenas empresas. A história do crédito a esse segmento certamente será dividido entre antes e depois do Pronampe” – afirmou o senador que tem pressionado diariamente as autoridades para o programa chegar ao mercado.
Um detalhe importante é que a solicitação do empréstimo na Caixa poderá ser feito de forma digital, sem ter que ir a uma agência.
