A Associação dos Pacientes Renais de Santa Catarina (Apar) está alertando a sociedade catarinense para o “descaso” da não realização de transplantes renais na Grande Florianópolis face o descredenciamento desde 2017 do Hospital Governador Celso Ramos por parte do Ministério da Saúde.
Isso se deu em decorrência de notificações da Vigilância Sanitária de Florianópolis por diversas irregularidades constatadas e não solucionadas. Irregularidades que, segundo a Apar, “vão desde o acondicionamento inadequado do lixo, infecção hospitalar generalizada, ausência de escada de incêndio, cancelamento de cirurgias eletivas, emergência superlotada, além da falta de funcionários”.
Preocupados com a situação do hospital e com todos aqueles que lá procuram atendimento, a Apar “questiona a manutenção dos serviços ofertados, considera o risco eminente de uma tragédia anunciada, examinando a possibilidade de pedir a interdição do Hospital”.
O Hospital de Caridade também não vem realizando transplantes de rim por problemas financeiros e administrativos. Neste ano, apenas um transplante foi realizado na Capital, no Caridade.