Cozinha das Américas

Compartilhe:

Se alguns países das Américas já se projetam na nova gastronomia mundial, em alguns anos serão o grande destaque do setor. Isto porque as Américas serão as grandes fornecedoras de produtos gastronômicos no mundo por contar, ainda, com grande diversidade a ser explorada. As informações são do professor de gastronomia e chef Vilmar Turnes, especialista em frutos do mar e na cozinha brasileira de raiz, que ministrou aula durante o festival de aniversário do Hippo Supermercados, no final de semana, na Fields, em Florianópolis. Segundo ele, é por isso que muitos chefs europeus estão vindo ao Brasil. Turnes explica que tanto a gastronomia europeia quanto a asiática já foram devidamente exploradas globalmente. O evento reuniu marcas catarinenses, nacionais e internacionais para degustação.

Continua após a publicidade

Terceirização

Defendida há mais de uma década pelo setor empresarial catarinense, a terceirização, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal, legaliza o que já existia na prática há anos. A Associação Empresarial de Joinville (Acij) lembra que a terceirização sempre foi uma realidade na região, principalmente em empresas de tecnologia, segurança, limpeza e na construção civil. A expectativa é de que gere mais empregos. 

Continua após a publicidade

Orçamento curto

O presidente da Federação das CDLs do Estado, Ivan Tauffer, vê com preocupação o anúncio do orçamento do governo federal para os próximos anos, sempre muito aquém do necessário. Para ele, isso pode representar um duro golpe para a economia catarinense, que continuará quase sem verbas para obras de infraestrutura. Por isso, ele avalia que os principais corredores viários do Estado deveriam ser repassados para a iniciativa privada com urgência. 

Bazar coletivo

O Lagoa Iate Clube (LIC), da Capital, vai sediar dia 15 deste mês o evento Mix Coletivo Bazar Multicultural, com exposição de produtos de moda, decoração, arte e gastronomia. Segundo o organizador Eduardo Fusco, já estão confirmados 45 expositores. A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) é parceira do evento.