Às vésperas do Natal, governo de SC faz força-tarefa para recolher brinquedos ilegais

Operação Natal Seguro fiscalizou 17.050 produtos

Compartilhe:
Mais de 17 mil produtos foram fiscalizados pelo Imetro-SC na Operação batizada de Natal Seguro

Mais de 17 mil produtos foram fiscalizados pelo Imetro-SC na Operação batizada de Natal Seguro (Foto: ACN, Divulgação)

Com a proximidade do Natal, o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) fez uma “força-tarefa” no Estado para verificar a segurança e qualidade de brinquedos, bicicletas e luzes natalinas. A Operação Natal Seguro fiscalizou 17.050 produtos, dos quais 222 estavam com alguma irregularidade e foram apreendidos.

Continua após a publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

— O Selo do Inmetro no produto indica que ele passou por testes e está em conformidade com as normas de segurança — diz o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto.

Continua após a publicidade

Em Santa Catarina, houve ações em seis cidades, simultaneamente: Joinville, Itajaí, Brusque, São José, Tubarão e Chapecó. As empresas notificadas têm um prazo de 10 dias para apresentarem defesa ao Imetro.

No caso de brinquedos e bicicletas, a ação buscou identificar produtos que não tenham passado pelo processo de avaliação da conformidade. Já em relação às luminárias natalinas, os fiscais verificaram as informações obrigatórias para o consumidor e o padrão brasileiro de plugues e tomadas.

O diretor da Conformidade do Imetro, Maurício Marques Nazário, orienta que os consumidores fiquem atentos às especificações contidas nos produtos que desejam comprar.

— Muitos destes produtos entram no país de forma clandestina, principalmente nesta época do ano quando o comércio ilegal toma conta das ruas e pontos de venda. Uma luminária natalina, por exemplo, se não tiver um fio ou plugue adequados, pode provocar um incêndio. Os requisitos obrigatórios devem estar informados em português no produto, referentes a tensão, corrente e potência máxima do conjunto, além do nome, marca ou logomarca do fabricante ou do importador.

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda à sexta-feira, das 12h às 19h).

Continua após a publicidade

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.

Continua após a publicidade

Leia também

Florianópolis recebe desfile de natal com carros alegóricos e 250 participantes neste sábado

Buscas por poeta desaparecido em Florianópolis entram no quarto dia