Janela partidária “anima” oposição na Câmara de Joinville

Grupo espera crescer com troca de partidos

Compartilhe:

Oposição tenta CPI na Câmara desde o ano passado (foto: Mauro Schlieck, CVJ, Divulgação)

A oposição ao governo Adriano Silva na Câmara de Joinville vê na janela partidária, com troca de partidos, uma chance de ganhar mais musculatura, ainda que longe de tirar a maioria da base governista – mas suficiente para abrir uma CPI, por exemplo, comissão que precisa de sete assinaturas, “Em 30 dias, a CPI vem para essa casa”, disse o vereador Cláudio Aragão (MDB) na semana passada, em discurso na Câmara, após críticas ao andamento de obras da Águas de Joinville na zona Sul.

Continua após a publicidade

Clique para entrar na comunidade do WhatsApp

O tema da CPI também é recorrente nas manifestações dos vereadores Cleiton Profeta (PL) e Wilian Tonezi (PRD, mas de mudança para o PL). No ano passado, um grupo de vereadores tentou abrir uma CPI para apurar a dispensa de licitação para a locação de imóvel pela Águas de Joinville e alegadas irregularidades na execução de obras, entre outras situações. A companhia se manifestou apontando a legalidade no aluguel e as medidas tomadas em relação aos atrasos, como, por exemplo, rescisão de contrato.

Continua após a publicidade

A referência do vereador Aragão é baseada em eventual desdobramento da janela eleitoral, o período no qual é possível a troca de partido sem risco de perda de mandato – neste ano, como serão realizadas eleições municipais, a possibilidade será aberta a vereadores. O prazo será entre 7 de março e 5 de abril. A oposição a Adriano acredita que a mudança de legendas poderá reduzir a base governista e garantir ao menos sete assinaturas para a CPI. Neste momento, os oposicionistas contam com seis vereadores favoráveis à comissão de inquérito. O partido com mais chances de crescer o PL.

Joinville lança edital para contratar organização social para novo CEI

Mão única está entre as alternativas em estudo para nova ponte de Joinville

Joinville tem terceiro decreto de emergência em menos de 30 dias

Continua após a publicidade

Quais as 20 cidades mais “verticais” em SC

Dois prédios históricos têm destinos diferentes em Joinville

Continua após a publicidade

Prefeitura de Joinville anuncia modelo inédito de gestão para futuro centro de educação infantil

Censo 2022 confirma avanço maior de apartamentos do que casas em Joinville