Unimed Blumenau negocia compra do Hospital Santa Catarina

Partes já aprovaram um memorando de entendimentos para possível aquisição

Compartilhe:

Hospital está prestes a completar 104 anos (Foto: Divulgação)

A Unimed Blumenau está em tratativas para comprar o Hospital Santa Catarina. Termos econômicos, financeiros e operacionais de uma possível aquisição já vêm sendo discutidos pelas diretorias e conselhos tanto da instituição quanto da cooperativa médica.

Continua após a publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

As duas partes divulgaram um comunicado conjunto, no início da noite desta sexta-feira (3), informando a aprovação de um memorando de entendimentos, primeiro passo para que a operação seja concretizada.

Continua após a publicidade

A diretoria e conselhos do HSC Blumenau e Unimed acreditam que essa operação, que será submetida ainda este mês às referidas assembleias gerais, representa a melhor alternativa para a manutenção das estruturas atuais e de um avanço no desenvolvimento ainda maior de um serviço de saúde de qualidade para Blumenau e região”, diz o documento assinado por Adelino Sasse e Edson Pedro da Silva, presidentes, respectivamente, do HSC e da Unimed Blumenau.

Atualmente mais de 80% dos atendimentos realizados mensalmente pelo Hospital Santa Catarina são de clientes da Unimed Blumenau. Nas conversas entre as duas entidades, a discussão girou em torno de uma “integração ainda maior de suas atividades”, conforme o comunicado.

Valores envolvidos na possível aquisição ainda não são divulgados em função de uma cláusula de sigilo firmada entre as partes.

O que diz o comunicado

O Hospital Santa Catarina de Blumenau (HSC Blumenau) e Unimed Blumenau informam ao mercado que deram início ao processo que pode resultar numa possível aquisição da centenária instituição de saúde pela cooperativa de trabalho médico.

Continua após a publicidade

Prestes a completar 104 anos de história e com relevantes serviços prestados na área da saúde, o HSC Blumenau, instituição vinculada à Comunidade Evangélica de Blumenau/União Paroquial Luterana (CEB/UPL), é reconhecido como uma das melhores estruturas do Estado e do país, prezando pela qualidade dos serviços e pela humanização dos atendimentos.

A Unimed, fundada há 52 anos, é a segunda maior estrutura do segmento no estado, com mais de 130 mil beneficiários e contando com mais de 1.000 cooperados e aproximadamente 600 colaboradores. A Unimed tem o HSC Blumenau como seu principal parceiro e representa mais de 80% dos atendimentos realizados mensalmente pelo referido hospital.

Continua após a publicidade

No curso das recentes reuniões realizadas entre as duas entidades, a Diretoria e Conselhos do HSC Blumenau e da Unimed acabaram por discutir uma integração ainda maior de suas atividades. Dessas reuniões chegou-se ao entendimento sobre uma possível aquisição do HSC Blumenau pela Unimed, operação essa que teve seus termos econômicos, financeiros e operacionais amplamente discutidos entre as partes.

Nos referidos trabalhos, a preocupação principal, tanto da Unimed quanto do HSC Blumenau e da CEB/UPL foi a de encontrar um modelo que assegurasse a qualidade e a integridade do sistema de saúde de Blumenau e região, aliada com uma visão social e um olhar especial para as pessoas e entidades.

Continua após a publicidade

As partes acabaram de aprovar um Memorando de Entendimentos não vinculante. O próximo e principal passo para viabilizar a referida operação será submeter os termos convencionados entre as instituições para as assembleias gerais da Unimed e da CEB/UPL, orgãos que detêm o poder de decisão sobre a realização ou não da operação.

Em decorrência de cláusula de sigilo existente nesse tipo de operação, os dados econômicos, financeiros e operacionais não serão divulgados para o mercado em geral, ficando restritos apenas às partes diretamente envolvidas.

Continua após a publicidade

A Diretoria e Conselhos do HSC Blumenau e Unimed acreditam que essa operação, que será submetida ainda este mês às referidas assembleias gerais, representa a melhor alternativa para a manutenção das estruturas atuais e de um avanço no desenvolvimento ainda maior de um serviço de saúde de qualidade para Blumenau e região.

Adelino Sasse – Presidente HSC Blumenau
Edson Pedro da Silva – Presidente Unimed Blumenau

Continua após a publicidade

Leia também

WEG conclui aquisição bilionária e a maior já feita pela empresa

Com quatro cidades no top 10, região de SC puxa a fila do emprego em 2024

Continua após a publicidade

Cervejaria de Blumenau é sondada por investidores e negocia venda

O que levou uma rede de farmácias a entrar na maior entidade de tecnologia de SC

Continua após a publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp