Quais cidades de SC foram incluídas em proposta de rota turística da Mata Atlântica

Projeto está em tramitação no Senado Federal

Compartilhe:

Serra Dona Francisca conta com áreas da Mata Atlântica (foto: Mauro Schlieck, CVJ, Divulgação)

A região de Joinville foi incluída no projeto para criação de rota turística na Mata Atlântica, apresentado no Senado na semana passada. São 63 cidades nos Estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo mapeadas pela proposta do senador Flávio Arns (PSB-PR). A meta é o incentivo ao turismo. “Precisamos promover iniciativas para que o desenvolvimento da região ocorra de forma sustentável, garantindo a preservação e conservação da sua biodiversidade. O turismo de natureza é um caminho viável, que será potencializado ainda mais com a rota turística”, alega o autor, conforme a assessoria.

Continua após a publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Além do incentivo ao turismo, o projeto quer a promoção de modelo de desenvolvimento econômico sustentável, fortalecimento das iniciativas de proteção da Mata Atlântica e valorização dos atrativos naturais, culturais e históricos da região. As cidades de Curitiba, São Paulo, Registro e Joinville serão os polos da futura rota.

Continua após a publicidade

A região é considerada de “rara beleza” e, conforme descrição na justificativa do projeto, abriga o maior trecho contínuo remanescente deste bioma no mundo, nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. “Ainda mantém quase toda sua diversidade de ambientes e espécies da fauna e da flora, além de sua riqueza cultural e histórica”. O território é formado por 2,7 milhões de hectares de florestas e outros tipos de vegetação e conta com 2,2 milhões de hectares de área de marinha.

Os municípios de SC previstos no projeto da rota turística

Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio dos Cedros, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Schroeder.

Elevados estarão de volta na campanha eleitoral em Joinville

Continua após a publicidade

Onde será implantada primeira etapa do Porto Cachoeira

Quais obras viárias devem entrar na campanha eleitoral em Joinville

Continua após a publicidade

Contorno sonhado em Joinville tem proposta com 34 km de extensão

Próximo contorno a ser entregue em SC custa R$ 1 bilhão e tem mais de 60% de execução

Continua após a publicidade

STF julga recurso e mantém “lei das abelhas” de Joinville

Uma das que mais crescem no País, cidade de SC tem alta em receita com mercado imobiliário