Santa Catarina chega a 329 mortes por dengue em 2024

172 municípios catarinenses são considerados infestados pelo mosquito que transmite a doença

Compartilhe:

DIVE recomenda ações para combater proliferação do mosquito transmissor (Foto: Secom SC, Reprodução)

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) mostram que Santa Catarina registrou 329 mortes por dengue em 2024. Outras 21 mortes seguem em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da SES.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os números são do último informe epidemiológico da DIVE, divulgado nessa quarta-feira (14), com dados até a segunda-feira (12). O documento traz ainda que o Estado tem 366.670 casos prováveis de dengue ao longo do ano, o que representa um aumento de 165,28% em comparação com o mesmo período de 2023.

Continua após a publicidade

O aumento no número de óbitos pela doença coincide com o momento com maior número de casos notificados. Entre os dias 14 e 20 de abril, o Estado registrou o maior número de mortes por dengue: 33 em uma semana.

Do total de 295 municípios catarinenses, 285 registraram casos prováveis, indica o boletim. O diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck, reafirma a importância da população no combate ao mosquito e a doença.

— A principal medida de prevenção contra essas doenças, é a eliminação de possíveis criadouros do mosquito, que são os locais com água parada. E a grande maioria está dentro das residências — afirma.

Entre o dia 31 de dezembro de 2023 e 12 de agosto de 2024, foram identificados 49.781 focos do mosquito Aedes aegypti em 254 catarinenses, o que representa 86,1% dos total de municípios. Ainda, 172 municípios, ou seja, 58,3% das cidades de Santa Catarina, são considerados infestados pelo mosquito.

Continua após a publicidade

A recomendação da DIVE é que as pessoas tirem 10 minutos do dia para ações como limpar a casa, o quintal e o ambiente de trabalho para evitar a proliferação do mosquito.

— Esses cuidados precisam continuar acontecendo ao longo de todo o ano, mesmo com as baixas temperaturas — completa o diretor.

Continua após a publicidade

Ações para evitar proliferação do mosquito da dengue

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lista algumas ações para eliminar os criadouros do mosquito da dengue e assim auxiliar no combate à doença. São elas:

  • Evitar que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
  • Não acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
  • Tratar adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
  • Manter lagos e tanques limpos;
  • Lavar com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
  • Colocar areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
  • Manter as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.

Leia também

Potencial de nova pandemia: mpox leva OMS a declarar emergência em saúde pública global

Continua após a publicidade

Oito casos de transmissão vertical de Oropouche são investigados no Brasil