Maior clássico de Joinville pode definir rebaixamento de clube centenário na Primeirona 2024

Conheça a história da maior rivalidade de Joinville

Compartilhe:

Caxias venceu o América no último clássico em Joinville (Foto: RR Fotografia Esportiva, Divulgação)

A maior rivalidade de Joinville vai ser vivenciada mais uma vez neste domingo (18), às 15h15min, quando América e Caxias se enfrentam no estádio Olímpico Dr. Sadalla Amin Ghanem, pela última rodada da primeira fase da Primeirona Pró-Rim 2024.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A partida pode marcar o rebaixamento de um dos clubes centenários. Atualmente, o América ocupa a última colocação da tabela, com sete pontos somados. Para escapar da segunda divisão, quando caem os dois últimos colocados, precisa vencer a partida por cinco gols e ainda torcer para que Juventus, Aviação ou Paraíba sofram, pelo menos, cinco gols, por conta do critério de gols sofridos. Já o Caxias basta empatar que escapa do rebaixamento.

Continua após a publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Com os clubes fundados há mais de 100 anos, o “Clássico da Rivalidade”, como é conhecido o confronto, foi jogado pela primeira vez em 1921, no campo do América, com a vitória do Caxias.

Veja fotos das sedes de América e Caxias

Na década de 1930, iniciaram também as disputas oficiais, e até o ano de 1941, o domínio caxiense foi avassalador, com 38 vitórias e apenas 6 derrotas do Pinguim da Zona Sul, além de 11 empates com o Galo da Zona Norte.

Até 1976, ano em que foi cedido os departamentos de futebol dos dois clubes para a criação do JEC, foram disputados pelo menos 270 jogos, com 119 vitórias do Caxias e 85 vitórias do América, de acordo com dados do pesquisador Cicero Alves Urbanski, publicado no blog História do Futebol.

Continua após a publicidade

Em 2018 e 2019, os clubes se enfrentaram na Taça da Amizade, um troféu amistoso criado para reviver a amizade entre os dois tradicionais clubes da cidade. Porém, de forma oficial, os times que deram vida ao Joinville Esporte Clube voltaram a se enfrentar após 27 anos no ano passado, com vitória do Caxias.

Confira os jogos da 9ª rodada desta primeira fase

  • América x Caxias, no Olímpico dr. Sadalla Amin Ganhem, domingo (18), às 15h15min;
  • Juventus x Sercos, no Hermogenes de Brito, domingo (18), às 15h15min;
  • Panagua x Serbi, no Ponte Preta, domingo (18), às 15h15min;
  • Pirabeiraba x Aviação, no Oscar Costela (Guarani), domingo (18), às 15h15min;
  • Paraíba x ACM/Estacaville, no João Melquiades Oligine, domingo (18), às 15h15min.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Continua após a publicidade

Leia também

Rede de supermercados abre 140 vagas para quarta loja em Joinville

Santa Catarina registra quase 350 bebês “apressadinhos” em trabalho de parto fora do hospital

Continua após a publicidade

Bebê de oito meses morre engasgado no colo do pai em Jaraguá do Sul