Vírus mortal se espalha por escolas chinesas com sintomas parecidos aos da Covid-19; entenda

Autoridades de saúde chinesas estão em alerta para epidemia do Enterovirus

Compartilhe:

Além dos sintomas similares aos da Covid-19, ele causa erupções cutâneas e bolhas na boca (Foto: Banco de Imagens)

Autoridades de saúde chinesas estão em alerta devido a um vírus mortal que tem os sintomas parecidos aos da Covid-19. Algumas escolas da China estão com uma “epidemia” do Enterovirus, e o pânico está se instalando no país. As informações são do O Globo.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Causando erupções cutâneas e bolhas na boca, o patógeno atinge o sistema respiratório e é capaz de causar doenças graves. Desde março deste ano, uma nova onda de infecções apareceu no país, atingindo picos por volta de maio e junho.

Continua após a publicidade

Dia de Combate ao Fumo alerta para risco do tabagismo à gestação e ao bebê

— Analisando por faixa etária, a maioria dos pacientes são crianças menores de cinco anos, e a proporção de casos graves também é alta — informou Dai Keying, do Departamento de Saúde e Bem-Estar da China, em um comunicado à imprensa.

Apesar do enterovírus ser leve, ele costuma evoluir em condições mais perigosas, que incluem:

  • Sepse;
  • Choque séptico;
  • Meningite;
  • Miocardite, uma complicação que faz o coração inchar.

A miocardite é, também, uma consequência rara das infecções por Covid, que aumentaram na China nas últimas semanas, conforme publicações feitas nas redes sociais do país asiático. As reinfecções pela doença preocupam a população acerca de uma nova onda.

Continua após a publicidade

Em julho, 7.042 novas infecções foram detectadas, de acordo com especialistas do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças. Apesar de ser relativamente pequeno, representa um aumento de 767 casos, quando comparado ao mês anterior.

O aumento, no entanto, está dentro da faixa de flutuação normal, de acordo com autoridades chinesas. Por isso, é “improvável que coloque estresse no sistema de saúde do país”.

Continua após a publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

FOTOS: Como ficou a nova emergência do hospital Celso Ramos, em Florianópolis

Continua após a publicidade

SC tem 334 mortes por dengue e número de casos prováveis é 148% maior do que em 2023