Megaoperação faz a maior transferência de presos da história de SC para outro Estado

Trabalho começou às 8h desta quinta-feira (5)

Compartilhe:

(Foto: Mariana Passuello/NSC TV)

Pela primeira vez na história do sistema prisional catarinense, serão recambiados em uma mega operação da Polícia Penal 50 presos oriundos de outro Estado. A operação ocorre nesta quinta-feira (5), com o início já feito, às 8h, na penitenciária da Agronômica, em Florianópolis. O local de destino ainda não foi revelado por questões de segurança. Eles foram detidos em SC por terem mandado de prisão em aberto no local de origem e estavam em unidades catarinenses desde então (veja abaixo fotos da operação).

Continua após a publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O assunto vem sendo tratado nos últimos meses pelo secretário de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Carlos Alves, juntamente com o secretário da mesma pasta no outro Estado. O próprio governador Jorginho Mello também acompanhou todo o processo.

Continua após a publicidade

Segundo a SAP, essa ação ajudará a desafogar o sistema prisional catarinense e para economizar dinheiro público. Além disso, tem como finalidade de segurança desarticular a aproximação de facções dos dois Estados. Para a garantia da ordem pública, a SAP e o Departamento Geral de Polícia Penal fizeram o planejamento da operação de alta complexidade.

Devem ser usados dois ônibus para o transporte dos detentos, além de viaturas e um número alto de policiais penais das equipes especializadas, como o Serviço de Operações e Escolta (SOE), Grupo Tático de Intervenção (GTI) e canil.

Dois helicópteros também vão acompanhar o trabalho, que deve se estender ao longo desta quarta-feira.

Veja abaixo mais fotos da operação: