Maestro lança vaquinha online para trazer alunos da África para festival de música em SC

Alunos musicistas são de países como Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe

Compartilhe:
FEMUSC inicia vaquinha através do maestro para trazer alunos da África.

Jovens já integram projetos socio-orquestrais em seus países (Foto: FEMUSC, Divulgação)

O maestro e oboísta Alex Klein, idealizador e diretor artístico do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (FEMUSC), está promovendo uma campanha de arrecadação online para viabilizar a participação de 22 alunos de países da África na próxima edição do festival, que ocorrerá entre os dias 12 e 25 de janeiro, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os jovens já integram projetos socio-orquestrais em seus países e podem ter a oportunidade de ampliar ainda mais os conhecimentos musicais e culturais com a participação no FEMUSC. Para Alex Klein, esta é uma oportunidade única de celebrar a diversidade cultural e enriquecer as trocas artísticas no maior festival-escola de música clássica da América Latina.

Continua após a publicidade

Festival de Música de SC bate recorde de inscrições com mais de 1,7 mil músicos

Os alunos musicistas são dos países de Moçambique, Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe, e foram aceitos para aulas de instrumentos como violino, viola, contrabaixo, trompete, trombone, percussão e canto lírico.

O Governo de Moçambique, afirma o maestro, já se comprometeu em financiar quatro passagens aéreas e um empresário de Guiné Bissau também está contribuindo com outras três. Até agora, sete passagens estão garantidas para os alunos, mas ainda é necessário arrecadar mais fundos para garantir a vinda dos demais músicos.

Em Jaraguá do Sul, além das aulas no festival com professores renomados, os músicos africanos poderão se estabelecer nos alojamentos para os alunos do FEMUSC e terão alimentação garantida.

Continua após a publicidade

A vaquinha online está disponível no site Go Fund Me e qualquer contribuição ajudará a proporcionar aos jovens a oportunidade de vivenciar esta experiência no Brasil.  

Saiba mais sobre o FEMUSC

O FEMUSC chega em 2025 a 20ª edição como o maior festival-escola de música clássica da América Latina, sempre ocorrendo em Jaraguá do Sul no mês de janeiro, tendo o teatro da SCAR como palco principal.

Continua após a publicidade

Vai contar com a participação de 600 músicos, sendo 350 alunos. Para a próxima edição, o festival prepara uma homenagem para a cantora Elis Regina, que completaria 80 anos em março de 2025.

Leia mais

Como cidade de SC investe em música para tornar economia bilionária

Continua após a publicidade

Saúde, segurança e educação: os pedidos de empresários aos candidatos de Jaraguá do Sul