Crise climática puxa alta da inflação de setembro em Santa Catarina

Com alta de setembro, inflação de SC quase atinge o esperado pelos analistas da pesquisa Focus para todo ano de 2024

Compartilhe:

Mudança da bandeira tarifária elevou o preço da energia em 7,22% (Foto: Divulgação)

Além das dificuldades para respirar em função da fumaça que tomou conta dos céus do Brasil devido aos incêndios, a crise climática brasileira começa a pesar no bolso também. A inflação de setembro, medida pelo Índice de Custo de Vida (ICV) da Udesc Esag teve alta de 0,40% no mês, acima do 0,32% do mês anterior.

Continua após a publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A alta veio principalmente da mudança da bandeira tarifária da energia de verde para vermelha, patamar 1, que elevou em 7, 22% a conta da energia elétrica da Celesc em setembro. E entre os produtos alimentícios que aumentaram, está o pó de café, que ficou 8,15% mais caro porque a produção de café foi afetada por incêndios e a seca.

Continua após a publicidade

A apuração da Udesc Esag mostra que a inflação de Florianópolis acumula alta de 4,17% até setembro, alcançando quase a média esperada pelas instituições financeiras para este ano no Brasil, que é de 4,37% para o índice oficial, o IPCA. No acumulado de 12 meses até setembro, a infração de Florianópolis subiu 5,18%.

Com a energia mais cara, o grupo habitação, um dos pesquisados, liderou a alta de setembro, com 1,24%. Outro grupo que puxou preços para cima foi o de alimentos. Teve alta de 0,65%. Nesse caso, a maior pressão veio de alimentos fora de casa, que tiveram reajuste de 0,57%, e também dos produtos em feiras e supermercados, que subiram 0,71%.

Além do pó de café, que teve aumento atípico, ficaram mais caros o mamão (10,5%), a costela suína (9,1%), o leite condensado (4,1%), o feijão preto (3,7%) e o óleo de soja (2,8%).

Mas setembro também teve preço de alimento que ficou mais barato, como foram os casos da cebola (-5,8%), tomate (-4,3%), beterraba (-3,1%), ovos vermelhos (-4%), morango (-6,4%) e abacaxi (-5,5%).

Continua após a publicidade

Dos demais grupos do ICV da Udesc Esag, tiveram alta os de artigos de residência (0,09%), transportes (0,11%) e saúde e cuidados pessoais (1,20%). Tiveram retração de preços os grupos de vestuário (-1,20%), despesas pessoais (-0,11%), educação (-0,47%) e comunicação (-0,02%).

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realiza mensalmente a apuração do índice de inflação seguindo os mesmos critérios do IBGE para calcular a inflação oficial do Brasil, o IPCA. A Udesc apura preços de 297 produtos, alguns mais de uma vez por mês.

Continua após a publicidade

Leia também

Aznar alerta sobre era da inteligência artificial e defende liberdade de expressão em SC

Quem é a engenheira que lidera construção de arranha-céus e o que diz sobre segurança

Continua após a publicidade

Casacor Florianópolis abre com inovações no antigo Hotel Maria do Mar

Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, anuncia investimento bilionário até 2027

Continua após a publicidade

Rede Bistek chega aos 45 anos e destaca nova loja modelo em Florianópolis