A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (4) o alfandegamento do Porto de Itajaí à JBS/Seara. O documento permite que os navios de contêineres voltem a atracar nos dois berços que integram a área de concessão.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A coluna apurou que o processo ainda depende de publicação em Diário Oficial – mas a empresa já teria sido notificada sobre a autorização. Trata-se, basicamente, do aval para que o terminal portuário possa operar, recebendo cargueiros de longo curso.
O processo de alfandegamento foi iniciado após a nova operadora ter assumido a área concedida do Porto, em maio deste ano. A empresa investiu mais de US$ 30 milhões para preparar o terminal para a reabertura.
A JBS/Seara assumiu o contrato de concessão temporária da empresa paulista Mada Araújo, que venceu a licitação para movimentação de contêineres, mas não conseguiu avançar.
As tratativas para a transferência de contrato passaram por Brasília, intermediadas por políticos como o deputado federal Carlos Chiodini e Gelson Merisio.
A JBS/Seara tem cinco linhas de navios com contrato para operar no Porto de Itajaí, que aguardavam o alfandegamento. A expectativa é que as embarcações passem a atracar regularmente a partir da semana que vem.
O Porto de Itajaí tem quatro berços de atracação – dois públicos, onde é operada carga geral, como carros e bobinas de aço, e dois concedidos à iniciativa privada, para movimentação de contêineres.
O Porto está sem movimentação regular de contêineres, que são o “filé” do setor portuário, desde o final de 2022.
Leia também
OAB quita dívida histórica em Santa Catarina
Primeiros resultados das eleições municipais em SC devem sair logo após final da votação
Quem ganhou e quem perdeu no debate da NSC TV em Florianópolis
