Fernanda Montenegro é uma das maiores atrizes de nossa história, somando grandes trabalhos na telona, indo desde “Central do Brasil” até o filme mais recente que vai representar o Brasil no Oscar de 2025: “Ainda estou aqui”. Entretanto, “Doce de mãe” chamou muita atenção pela sua capacidade de fazer sucesso de diferentes formas.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Tanto que, para celebrar os 95 anos desse ícone da TV, a sessão da tarde vai exibir nesta quarta-feira (16) a versão em longa-metragem dessa trama. Contudo, o que muita gente não sabe é que a mesma história foi adaptada para série e ganhou Emmy Internacional.
Sinopse de “Doce de Mãe”
A princípio, o filme conta a história de Picucha (Fernanda Montenegro), uma octogenária que é viúva e quer aproveitar sua vida. Ela gosta de ouvir música e cozinhar, mas mesmo sem admitir, tem lapsos de memória. Por isso, ela espalha pela casa vários bilhetes para lembrar de suas atividades diárias.
Há quase três décadas, ela convive com a ajuda de Zaida (Maira Spritzer) que é sua amiga e cuidadora, que mora na mesma casa de Picucha. Porém, quando Zaida resolve se casar, a dinâmica da casa muda e Picucha resolve morar sozinha. Algo que deixa seus filhos e uma de suas noras apreensivos e em busca de uma solução.
Transformação de “Doce de Mãe” em série
De acordo com o “Memória Globo”, dois anos depois do lançamento do filme, “Doce de Mãe” virou uma série na Globo. Lançada em 2014, a produção tem praticamente os mesmos atores que o filme. Os filhos são Sílvio (Marco Ricca). Elaine (Louise Cardoso), Fernando (Matheus Nachtergaele) e Suzana (Mariana Lima).
A série tem um enredo parecido e que de certo modo complementa o filme. Picucha não quer mais morar sozinha, mas para não incomodar os filhos, ela se hospeda em uma Clínica Geriátrica e por lá faz diversos amigos, desenrolando em situações engraçadíssimas.
Sucesso de “Doce de Mãe”
Vale ressaltar que tanto o filme quanto a série renderam prêmios. Primeiramente, o papel de Dona Picucha, no filme, rendeu em 2013 o prêmio de melhor atriz para Fernanda Montenegro no Emmy Internacional. Já a série ganhou a estatueta de melhor comédia no 43º Emmy Internacional, em 2015.
Leia também
Ainda Estou Aqui: tudo sobre o filme aclamado pela crítica
VÍDEO: O filme “Ainda Estou Aqui” e a expectativa para a volta do país ao Oscar
A surpreendente história da empregada que virou best-seller e terá filme





