As promessas do Elon Musk brasileiro sobre primeiro carro híbrido nacional e nova picape

Flávio Figueiredo Assis, dono da Lecar, contou que a montadora brasileira começará a fabricar primeiro na China

Compartilhe:
Elon Musk brasileiro vai lançar carro em 2026.

Flávio Figueiredo Assis, CEO e proprietário da Lecar (Foto: Divulgação)

Flávio Figueiredo Assis, CEO e proprietário da Lecar e conhecido como “Elon Musk brasileiro”, figura em qual ele se inspira abertamente, contou em entrevista ao g1 os seus planos para a primeira frabricante moderna de carros elétricos nacionais.

Continua após a publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O empresário, que não esconde sua aspiração em ser uma versão brasileiro de Elon Musk, fundador da Tesla, projetou o seu primeiro modelo da Lecar, o 459, baseado no Tesla Model Y. Até mesmo sua empresa, a Lecar, deveria ser uma réplica nacional da Tesla, com carros 100% elétricos.

Continua após a publicidade

Mas os planos foram mudando quando Flávio percebeu a vocação do Brasil para os motores híbridos.

“A tecnologia 100% elétrica mostrou suas falhas. A tecnologia híbrida flex é a melhor solução para o mercado brasileiro, e nós temos uma tecnologia imbatível”, disse o executivo.

Modelo 459

Com a mudança para híbrido, o 459 já tem detalhes que são conhecidos: motor 1.0 turbo, com potência combinada de 163 cavalos e 26 kgfm de torque, ao preço de R$ 147.900. Segundo Assis, já existe fila de espera aberta com mais de mil encomendas.

A previsão é que o protótipo esteja nas ruas em março de 2025, com entrega dos primeiros carros em agosto de 2026.

Continua após a publicidade

Em sua entrevista ao g1, Assis contou os detalhes sobre as adaptações do projeto 459, sua fábrica no Espírito Santo e os novos modelos que a empresa já está desenvolvendo.

Entre os principais planos estão produzir o primeiro 459 na China e lançar sua primeira picape híbrida, chamada “Cyber Campo”. Claramente inspirada na Tesla Cybertuck.

Continua após a publicidade

Veja fotos do Lecar 459

Grande autonomia

Segundo Assis, a autonomia do 459 vai alcançar os mil quilômetros com apenas um tanque de combustível, sem adotar qualquer sistema de recarga baseado em pontos de energia. A escolha por um carro híbrido pleno parte do problema da infraestrutura de recarga no Brasil.

Como o motorista não precisa se preocupar com uma tomada, este tipo de solução eletrificada virou a aposta principal da Lecar para ganhar o mercado nacional.

Continua após a publicidade

Picape Cyber Campo

A Picape Cyber Campo será produzida mesma plataforma do 459, com mesma potência e torque, mas sem porte da Cybertruck de Musk. O tamanho será semelhante ao da Fiat Toro.

Ela terá o mesmo sistema híbrido, muitas das peças, partes e troca a parte traseira por uma caçamba.

Continua após a publicidade

“A gente tentou compartilhar o maior número de itens possível. Farol, lanternas, volante, painel e banco. A ideia é ter um carro confortável tanto para o trabalho, quanto para o passeio ao final de semana”, contou Assis.

Fabricação na China

Apesar dos chineses serem concorrentes diretos e a proposta da marca Lecar é a produção em território nacional, os primeiros 459 vão começar a serem produzidos na China.

Continua após a publicidade

“A gente estuda produzir esse carro, inicialmente na China e depois vir para montagem em CKD no Brasil e, depois disso, passaremos a ter a fabricação completamente nacional”.

Assis faz menção ao formato “white label”, termo que significa que um produto desenvolvido no exterior é comprado por uma empresa nacional, que apenas insere seu nome no produto.

Continua após a publicidade

Mas o empresário também dá a entender que pode adotar o formato OEM, muito comum em eletrônicos. Neste, a Lecar ofereceria para uma fabricante terceira todas as instruções de um carro 100% desenvolvido no Brasil. A única função da planta fabril é de “seguir a receita” e entregar um produto pronto.

Enquanto a produção inicia em território chinês, a Lecar começa a erguer uma fábrica em Sooretama (ES), que promete ter a capacidade de 120 mil veículos por ano.

Continua após a publicidade

“A gente acredita que teremos esse carro 100% nacional, com tecnologia e processos todos daqui, em 2032. O sonho do carro 100% nacional, é uma coisa de longo prazo para a gente”, comenta.

Leia mais

Imagens e preço dos carros da marca nacional que tem como mentor o ‘Elon Musk brasileiro’

Continua após a publicidade

A Tesla de Elon Musk e a polêmica dos carros autônomos