VÍDEO: A reação da presidente do IMA a “escorregada” de Jorginho sobre balneabilidade

Governador tocou em ponto sensível para o órgão ambiental

Compartilhe:
Entrevista Jorginho

Sheila Meirelles ao lado do governador (foto: Reprodução)

A presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Sheila Meirelles, teve uma reação inesperada, ao vivo, durante entrevista do governador Jorginho Mello (PL) ao Jornal do Almoço, da NSC TV, nesta segunda-feira (16).

Continua após a publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Jorginho falava dos investimentos feitos pelo Estado para melhorar os testes de balneabilidade, que são feitos regularmente pelo órgão ambiental e atestam os locais que estão próprios e impróprios para banho no Estado. O governador disse que a estrutura foi reforçada e que mais análises são feitas – mas afirmou que os testes não são feitos em dias de chuva.

Continua após a publicidade

Sheila Meirelles, que estava próxima ao governador, arregala os olhos e faz sinal negativo com a cabeça. Ela olha para o lado e diz “não”.

O vídeo repercutiu nas redes sociais. O secretário de Comunicação, João Paulo Gomes, procurou a coluna, após a publicação, para informar que a reação de Sheila Meirelles ocorreu porque ela estava passando mal. Ainda de acordo com o secretário, Sheila foi atendida pelo Samu e por isso sua fala no evento foi suspensa.

O fato é que a confusão com a fala do governador ocorre porque as coletas de balneabilidade durante períodos chuvosos são um impasse com o qual o órgão ambiental lida há muito tempo. Regularmente, há pressão de prefeitos sobre o Governo do Estado para que o IMA não recolha amostras depois de chuvas fortes.

Verão em SC terá policiais bilíngues, turismo na Serra e número recorde de estrangeiros

Continua após a publicidade

A chuva “lava” tubulações e ruas, e há maior despejo de material contaminado no mar – o que afeta a balneabilidade e incomoda as prefeituras dos municípios costeiros. Diante das queixas, o órgão ambiental chegou a aumentar temporariamente a frequência de coleta de amostras em Balneário Camboriú, no verão passado.

Os técnicos defendem, no entanto, que SC faz um trabalho rigoroso e dentro das normas para dar segurança aos banhistas. O IMA segue as regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para atestar a balneabilidade das praias catarinenses. Durante todo o verão, as amostras são recolhidas e analisadas semanalmente – chova, ou faça sol.