Com um Carnaval sem episódios graves de segurança pública nos últimos anos, os indicadores de furtos e roubos ganharam maior atenção dos órgãos públicos. Um dos casos que mais geram reclamações envolve o furto de celulares, com foliões frequentemente relatando o roubo de seus bens durante as festas no Estado. Neste ano, no entanto, houve uma redução desses índices.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O Carnaval de 2025 foi marcado por mais tranquilidade para os catarinenses, com uma queda significativa nos casos de roubo e furto de celulares em relação aos anos anteriores. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública apontam uma redução de 62,7% nos casos de roubo de celular em comparação a 2024. O período analisado compreende de 28 de fevereiro, sexta-feira de Carnaval, até as 13h da quarta-feira de Cinzas.
Em 2022, foram registrados 103 aparelhos roubados, número que caiu para 86 em 2023, 83 em 2024, e atingiu o menor índice em 2025, com 31 ocorrências.
A redução também foi observada nos casos de furto de celular, que apresentaram uma queda de 42,1% em relação a 2024. Em 2023, foram registrados 1.193 furtos, número que subiu para 1.885 em 2024, mas diminuiu significativamente para 1.092 em 2025. Os dados foram compilados pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com a participação da Gerência de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina.
Ações estratégicas, como a circulação de policiais à paisana entre os foliões e o uso de câmeras com reconhecimento facial, foram adotadas e, aparentemente, contribuíram para os bons resultados deste ano. Esse parece ser um bom caminho a ser seguido para as próximas edições.
