Considerada vital para resolver o caos da BR-101 Norte, em Santa Catarina, a Via Mar, que será feita paralelamente à rodovia federal entre o Contorno Viário, em Biguaçu, e Joinville, ganhou um prazo estabelecido pelo governo do Estado. Em entrevistas recentes, o governador Jorginho Mello (PL) disse que pretende começar as obra na metade de 2026.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Para isto, segundo ele, o governo usará recursos próprios na largada dos trabalhos. Depois, será feita uma parceria público privada para o restante da obra. O que for usado de recursos públicos entra como compensação na nova fase.
Veja fotos do caos na BR-101
Para que a intenção de Jorginho efetivamente saia do papel, porém, o desafio é enorme. Atualmente, a Via Mar está em fase de projeto, sendo que um dos cinco lotes ainda não tem os estudos em andamento. Nos próximos dias, o governo anuncia o lançamento do projeto ambiental da nova rodovia, outro desafio grande para as intenções de Jorginho.
O valor estimado é de R$ 6 bilhões a R$ 8 bilhões, um investimento onde a iniciativa privada deve entrar como parceira.







