Com o final da temporada do futebol europeu, as vagas para a Champions League 2025/26 foram definidas. Para muitos clubes, a classificação para o principal torneio europeu é a principal meta e a vaga é comemorada como se fosse um um título.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Foi o caso do tradicional Borussia Dortmund, da Alemanha. O clube só conseguiu garantir a vaga ma última rodada da Bundesliga, no qual a equipe venceu o Holstein Kiel por 3 a 0, no Signal Iduna Park, e encerrou a competição na quarta colocação.
Também foi o caso do Manchester City. Após um período de crise e jogos muito abaixo do esperado, a equipe de Pep Guardiola conseguiu encerrar a Premier League na terceira colocação. Chelsea (4º) e Newcastle (5º) também garantiram vagas para a Liga dos Campeões.
Das 83 vagas disponíveis, 30 são diretamente para a fase de liga. As demais 53 equipes precisarão passar por por playoffs eliminatórios que iniciam em 17 de junho.
Os países têm pesos muitos diferentes para a Uefa. Portugal, por exemplo, somente tem direito a um participante direto – o campeão Sporting. Já o vice Benfica precisará passar pela terceira fase dos playoffs classificatórios.
Também vale lembrar que a Liga Europa também dá uma vaga direta – Manchester United e Tottenham disputam essa chance –, assim como a própria Champions. Ou seja, o vencedor de Inter de Milão ou PSG, em 31 de maio, irá proporcionar uma classificação extra nos seus respectivos países.
A fase de liga, com 36 clubes clubes, será disputada entre 16 de setembro deste ano e 28 de janeiro de 2026. A decisão está marcada para 30 de maio de 2026 na Puskás Arena, em Budapeste, na Hungria.
Confira todos os times classificados para a fase de liga:
Alemanha
- Bayern de Munique (campeão do Campeonato Alemão)
- Bayer Leverkusen (vice-campeão do Campeonato Alemão)
- Eintracht Frankfurt (3º colocado do Campeonato Alemão)
- Borussia Dortmund (4º colocado do Campeonato Alemão)
Espanha
- Barcelona (campeão do Campeonato Espanhol)
- Real Madrid (vice-campeão do Campeonato Espanhol)
- Atlético de Madrid (3º colocado do Campeonato Espanhol)
- Athletic Bilbao (4º colocado do Campeonato Espanhol)
- Villareal (5º colocado do Campeonato Espanhol)
França
- Paris Saint-Germain (campeão francês)
- Olympique de Marselha (vice-campeão)
- Monaco (3º colocado)
Grécia
- Olympiacos (campeão do Campeonato Grego)
Inglaterra
- Liverpool (campeão da Premier Legue)
- Arsenal (vice-campeão do Campeonato Inglês)
- Manchester City (3º colocado)
- Chelsea (4º colocado)
- Newcastle (5º colocado)
Itália
- Napoli (campeão do Italiano)
- Inter de Milão (vice-campeã do Italiano)
- Atalanta (3ª colocada do Campeonato Italiano)
Países Baixos
- PSV (campeão do Campeonato Holandês)
- Ajax (vice-campeão)
Portugal
- Sporting (campeão do Campeonato Português)

República Tcheca
- Slavia Praga (campeão da República Tcheca)
Turquia
- Galatasaray (campeão do Campeonato Turco)
Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal
