Mais de oito metros cúbicos de madeira nativa da espécie Pinheiro Brasileiro (Araucária angustifólia), foram apreendidos em Lages. O caso aconteceu nesta quarta-feira (21).
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo informações da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o material estava dividido entre toras e madeira já serrada, prontas para uso, e foi localizado em uma propriedade no bairro Restinga Seca.
Durante patrulhamento, os policiais constataram o corte ilegal de 8,53 metros cúbicos de árvores ameaçadas de extinção, além do beneficiamento da madeira com o uso de uma serraria móvel instalada no local.
O proprietário apresentou um laudo da Defesa Civil datado de 2014, (a validade é apenas de três anos),que autorizava a retirada de algumas árvores. No entanto, além de ultrapassar a quantidade permitida, o corte tinha exemplares que não apresentavam risco à estrutura da moradia, contrariando os critérios legais.
Diante das irregularidades, tanto a madeira quanto o maquinário utilizado foram apreendidos. O responsável será autuado nas esferas administrativa e criminal, conforme determina a legislação ambiental vigente.
Leia também
Área de desmatamento ilegal maior que campo de futebol é descoberto na Serra de SC
Colisão frontal deixa dois mortos e caminhão irreconhecível na Serra de SC
