A semana em Santa Catarina será marcada por uma grande amplitude térmica, de acordo com alerta da Defesa Civil publicado nesta segunda-feira (7). Entre 7 e 11 de julho, o Estado terá manhãs e noites com temperaturas baixas, próximas a 0°C, enquanto as tardes podem ultrapassar os 20°C.
O fenômeno é causado pela atuação de uma massa de ar seco e frio no Estado. Na terça, as temperaturas variam entre 2°C e 8°C entre os Planaltos e de 5°C a 13°C nas demais áreas. Durante a tarde, as temperaturas se aproximam dos 22°C a 24°C entre o Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte e de 14°C a 17°C no Planalto Sul.
A nebulosidade aumenta na quarta-feira (9), especialmente entre o Planalto Norte, Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí. No amanhecer, as temperaturas variam entre 0°C e 7°C no Meio-Oeste e nos Planaltos. Nas demais regiões, as temperaturas mínimas esperadas variam entre 8°C e 13°C. Durante a tarde, as temperaturas variam entre 10°C e 15°C nas áreas serranas e costeiras do Litoral Sul e de 22°C a 24°C no Oeste.
As temperaturas começam a aumentar gradativamente durante os dias de quinta (10) e sexta-feira (11). As máximas se aproximam dos 25°C no Oeste e Litoral Sul à tarde. Noites e madrugadas ainda devem apresentar temperaturas abaixo dos 5°C, especialmente, nas áreas serranas.
Não há riscos associados às condições do tempo em Santa Catarina. Entretanto, a Defesa Civil alerta que a amplitude térmica pode levar à queda da imunidade e ao surgimento de sintomas respiratórios, principalmente em grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares e animais de estimação.
Relembre a primeira neve do ano em SC
Frio intenso em Florianópolis
A Defesa Civil de Florianópolis emitiu, nesta segunda-feira (7), um alerta para a queda acentuada das temperaturas nesta semana. Entre terça-feira (8) e quinta-feira (10), os termômetros devem registrar mínimas entre 8°C e 9°C.
Previsão de mínimas para Florianópolis
- Terça-feira (8): 8°C
- Quarta-feira (9): 8°C
- Quinta-feira (10): 9°C
Recomendações da Defesa Civil
- Prepare-se para o “efeito cebola”, ou seja, sair com agasalhos e peças de roupa que possam ser retiradas ao longo do dia, de acordo com o aumento da temperatura;
- Usar o protetor solar e manter atenção redobrada com a hidratação, especialmente, de crianças e idosos;
- Redobrar os cuidados com pets, que também sofrem com o calor e o frio intensos;
- Reforçar o sistema imune, por meio do bom sono, alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.
Leia também
Inverno de 2025 é o mais frio dos últimos 25 anos em Florianópolis














