Blumenau anuncia quando novos pontos com radares começarão a funcionar nas ruas da cidade

São seis controladores e redutores em diferentes bairros

Compartilhe:

Equipamento saiu da Rua Engenheiro Udo Deeke (Foto: Jean Mazzonetto, NSC TV)

Os seis novos pontos de fiscalização eletrônica em ruas de Blumenau começarão a funcionar nesta segunda-feira (21). Os equipamentos foram removidos de alguns trechos para serem colocados em outros, como explicou em primeira mão o NSC Total no mês passado.

Continua após a publicidade

Conforme a prefeitura, as tecnologias foram realocadas com base em estudos e levantamentos técnicos, que identificaram a necessidade de redistribuir os equipamentos com base no fluxo viário, no histórico de acidentes e na segurança de pedestres.

Depois de instalados, verificados e certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), eles já podem ser utilizados. Quatro controladores de velocidade foram instalados na Rua General Osório, 4.535, no bairro Salto Weissbach; Rua João Pessoa, 186, no bairro Velha; Rua Amazonas, 2.256, Garcia; e Rua Prof. Jacob Ineichen, 455, bairro Itoupava Central. Já os redutores ficam na Rua São Valentim, 108, no bairro Itoupava Norte; e Rua Bahia, 6.030 e 6.166, no bairro Salto Weissbach.

Continua após a publicidade

Apesar da diferença de nome, os dois dispositivos têm função semelhante. O controlador é o equipamento em que a velocidade máxima é a mesma permitida em toda a via. Ele não exige a presença do display, diferente do redutor, que precisa mostrar a velocidade que o condutor passou e o obriga a reduzir a velocidade em um ponto específico.

Na prática, para exemplificar, o que há em alguns semáforos do município são controladores de velocidade e as lombadas eletrônicas são redutores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, os novos pontos contemplados com os controladores e os redutores de velocidade estão devidamente sinalizados, conforme previsto na legislação.

Novos pontos contemplados com os equipamentos

Rua São Valentim, 108, Itoupava Norte (redutor);
Rua Bahia, 6.030 e 6.166, Salto Weissbach (redutor);
Rua General Osório, 4.535, Salto Weissbach (controlador);
Rua João Pessoa, 186, Velha (controlador);
Rua Amazonas, 2.256, Garcia (controlador);
Rua Prof. Jacob Ineichen, 455, Itoupava Central (controlador).

Continua após a publicidade

Locais onde os equipamentos foram retirados

Rua Engenheiro Udo Deeke, 400, Salto do Norte (redutor);
Rua Frederico Jensen, 2.100, Itoupavazinha (controlador);
Rua Professor Jacob Ineichen, 1.171, Itoupava Central (controlador);
Rua Amazonas. 4.424, Garcia (controlador);
Rua Bahia, 4.330, Salto Weissbach (controlador);
Rua João Pessoa, 2.800, Velha (controlador).

Leia mais

O que polêmico “pastor” mirim Miguel Oliveira vem fazer em Blumenau