“Parem de matar crianças”: A indireta da UEFA para Israel

A UEFA vem sendo criticada após a morte de um jogador palestino em Gaza

Compartilhe:
UEFA manda indireta para Israel (Foto: Reuters)

UEFA manda indireta para Israel antes da final da Supercopa (Foto: Reuters)

Durante a final da Supercopa da Europa, nesta quarta-feira (13), a UEFA mandou uma indireta para Israel, mas sem mencioná-lo, numa faixa com os dizeres “Parem de matar crianças. Parem de matar civis”. O recado veio acompanhado de duas crianças palestinas, refugiadas de Gaza, na cerimônia de premiação ao PSG, campeão desta edição sobre o Tottenham.

Continua após a publicidade

A ação da UEFA vem depois da pressão sofrida pela entidade por causa da morte de um jogador palestino na Faixa de Gaza, durante a invasão de Israel ao local, sob a justificativa de eliminar o grupo terrorista Hamas. A entidade esportiva é acusada de “passa pano” para Israel, uma nação cuja federação é filiada sua.

Suleiman Al-Obeid morreu durante um ataque israelense em Gaza há cerca de uma semana. Ele era conhecido como o Pelé da Palestina. Em uma breve condolência pelo falecimento do atleta, a UEFA não mencionou a causa e foi alvo de críticas de um expoente do futebol mundial: o egípcio Mohamed Salah.

Continua após a publicidade

-Adeus a Suleiman Al-Obeid, o “Pelé palestino”. Um talento que deu esperança para incontáveis crianças, mesmo nos tempos mais escuros – diz a mensagem da entidade que cuida do futebol na Europa.

O atacante do Liverpool foi às redes sociais responder ao comunicado da UEFA da seguinte forma: “Você pode nos dizer como ele morreu, onde e por quê?”

O estádio que recebeu a final da Supercopa da Europa, o Bluenergy Stadium, em Udine, também será palco da partida entre Itália x Israel, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, no dia 14 de outubro.