Pressão e colesterol altos? A fruta que ataca os dois problemas de uma vez

A maioria conhece mais a opção em calda, mas consumido "in natura" faz bem para o organismo

Compartilhe:
beneficios do figo

Fruta é saborosa e cheia de benefícios para a saúde (Foto: Reprodução)

O figo é uma das frutas mais saborosas que existe. Docinho mesmo cru, quando assado ou colocado em calda ele vira uma sobremesa pronta. Mas saiba que ele cru, tem diversos benefícios para a saúde que vão desde ajudar na regulação da pressão arterial até contribuir para o processo digestivo.

Continua após a publicidade

Quem diz isso é a nutricionista Cibele Santos, que em entrevista para o Metrópoles, falou que o grande diferencial do figo é que ele tem na composição uma dose significativa de potássio. E não é só isso, o figo também é rico em vitaminas A, B, C e K.

A fruta também tem muitos minerais. O potássio, já citado, o magnésio, e é cheio de fibras. Tudo isso contribui e muito para a saúde do coração e também para o sistema digestivo. Figos também possuem flavonoides e polifenóis, dois ativos que agem diminuindo a inflamação do corpo.

Para a nutricionista, o figo pode ser um aliado até para quem está em dietas de emagrecimento. Claro que, nestes casos, é importante que ele seja consumido in natura, pois a opção em calda é rica em açúcar e calorias.

Continua após a publicidade

Para consumir o figo in natura, comece lavando o figo cuidadosamente. Para remover a aspereza da casca do figo verde, a técnica é esfregá-lo levemente com uma mistura de açúcar mascavo e depois lavar.

As fibras do figo também ajudam em mais um problema que muita gente tem: colesterol alto. Ele é cheio de fibras solúveis e são essas que se ligam ao colesterol quando nosso corpo está fazendo a digestão. Assim, essas fibras ajudam a eliminar o colesterol do corpo.

E a pressão alta? Sim, o figo é bom para isso também. Nessa condição, o que ajuda é a quantidade de potássio presente na fruta que modera a força do sangue nos vasos sanguíneos e diminui os efeitos do excesso de sódio que se consome.

Continua após a publicidade

Por tudo isso, o figo é uma fruta que deve ser repensada e colocada na sua rotina alimentar.

Você pode gostar também de conhecer o petisco barato que tem mais proteína que o ovo (e ainda baixa o colesterol) e que tal dar adeus panela de pressão: novo produto economiza tempo e é mais seguro. Veja também que o uso de canetas emagrecedoras dispara 230% no Brasil.