Expansões urbanas em Joinville perto da Babitonga podem ganhar 500 hectares

Proposta de regulamentação está no Conselho da Cidade

Compartilhe:

Proposta de ampliação das expansões urbanas chegou no Conselho da Cidade (foto: Divulgação)

A regulamentação de áreas de expansão urbana na zona Sul de Joinville, em região próxima à baía da Babitonga, traz a proposta de ampliação do perímetro. Se a indicação for aprovada, as expansões Rio Velho e Paranaguamirim vão passar de 832 para 1.305 hectares, com a formação da expansão Sudeste. O anteprojeto com a sugestão de ampliação e dos usos permitidos nas expansões vizinhas da Babitonga, enviado pela prefeitura, está em análise no Conselho da Cidade. A etapa seguinte será a avaliação pela Câmara de Vereadores.

Continua após a publicidade

Expansão Rio Velho pode ter parque

As expansões Rio Velho e Paranaguamirim foram criadas na revisão do Plano Diretor, concluída em 2022. No entanto, o uso urbano de áreas hoje rurais depende da regulamentação, agora em análise. A conexão entre as expansões, ausência de atividades rurais e a demanda de regularização fundiária motivaram a proposta de aumento do perímetro, conforme alegado na apresentação da regulamentação.

O maior impacto da ampliação é na Rio Velho, que pode passar de 76 para 323 hectares. Com isso, a expansão ganha mais um setor, além do originalmente previsto (para o parque no entorno das lagoas da antiga estação de tratamento de esgoto do Jarivatuba).

Continua após a publicidade

O setor da ampliação da Rio Velho será de integração mista, com permissão para comércio, serviços e indústrias de menor porte, além de residências. A proposta para a expansão Paranaguamirim é de ampliar de 755 para 981 hectares, com dois setores.