Com áudio e imagem, agentes de trânsito ganham câmeras corporais em Joinville

Implantação acontece a partir desta segunda-feira (3)

Compartilhe:

Ao todo, 64 agentes recebem os dispositivos (Foto: Divulgação, Prefeitura de Joinville)

Câmeras corporais passam a fazer parte do uniforme dos agentes de trânsito em Joinville a partir desta segunda-feira (3). Com áudio e imagem, as ações dos profissionais serão registradas e armazenadas. O objetivo é garantir mais segurança aos cidadãos e agentes. 

Continua após a publicidade

Segundo a prefeitura de Joinville, antes da implantação dos equipamentos, os 64 agentes de trânsito do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) foram treinados e receberam orientações sobre a operacionalização das câmeras corporais. 

Veja fotos dos dispositivos

Apesar da implantação para os agentes, ainda não há planos para que os guardas municipais, que atuam pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), também passem a usar os dispositivos. Ao todo, são 113 guardas que atuam na cidade.

Continua após a publicidade

Como as câmeras funcionam

No momento da abordagem, o agente informa ao cidadão que a ação será gravada e aciona o dispositivo, também chamado de bodycam. Os registros audiovisuais ficam gravados na câmera e, ao final de cada turno, são transferidos para um dispositivo de armazenamento externo onde permanecem arquivados por três anos. 

De acordo com o diretor-presidente do Detrans, Paulo Rogério Rigo, a exemplo do que ocorre em todos os setores, o uso da tecnologia também é importante nas ações de segurança pública.

— As câmeras corporais são uma ferramenta a mais, que vêm para reforçar a credibilidade e responsabilidade das ações dos agentes de trânsito. As imagens ficam armazenadas e, caso haja necessidade, podem ser usadas. Com isso, garantimos mais segurança para o agente da lei e também para o cidadão — destaca.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira