Equipe de SC conquista dois ouros no Brasileiro de Ginástica Rítmica Conjunto 2025

Atletas de Florianópolis subiram ao lugar mais alto do pódio

Compartilhe:
Equipe vencedoras do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica de Conjunto “Ilona Peuker” 2025 em cima do pódio, com suas medalhas e troféus

Equipe de Florianópolis no lugar mais alto do pódio, com o ouro (Foto: Melogym, CBG)

A ADIEE, de Florianópolis, conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica de Conjunto “Ilona Peuker” 2025, pela categoria adulta. Após três dias de provas, a equipe catarinense se sobressaiu em relação às rivais no domingo (23), em Cuiabá (MT).

Continua após a publicidade

O nome do torneio é uma homenagem à professora húngara Ilona Peuker, que se radicou no Rio de Janeiro e teve papel fundamental no desenvolvimento da ginástica rítmica do Brasil. A competição encerrou o calendário da modalidade no Brasil.

Ginástica Rítmica de Conjunto “Ilona Peuker” 2025

O time de Florianópolis entrou em quadra para a série mista, com bolas e arcos, ao som de “Maria, Maria” de Milton Nascimento. Composta por Alice Costa, Amanda Mafacioli, Emily Santos, Larissa Santos, Marcela Pinheiro e Roberta Goudel, a equipe recebeu a maior nota do dia, 23.300, e um total de 40.600, conquistando seu primeiro ouro na edição atual.

Continua após a publicidade

Para Maria Helena Kraeski, técnica e coordenadora da ginástica rítmica e aeróbica da ADIEE, recuperar o título de campeãs brasileiras de conjunto, após 2022, foi a recompensa de um treinamento diário e exaustivo. Além das aulas e fisioterapia, as atletas fazem acompanhamento com psicólogo e nutricionista.

— Nosso grupo hoje é formado por meninas experientes, que praticam ginástica a muitos anos, isso trouxe a maturidade e o virtuosismo que foram necessários para a conquista do título. Foi muito emocionante vê-las competirem — finalizou.

Já as atletas Beatriz Pereira, Bianca Reis, Fernanda Alvaz, Mariana Spolon, Maria Fernanda Tashiro e Thainá Ramos, conquistaram a medalha de prata com 36.500. Elas representaram a ADGR São Caetano do Sul (SP).

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Continua após a publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Por fim, com 33.350 pontos, a AGIPB, de Pato Branco (PR), ficou com o bronze. A equipe estava composta por Bettina Martini, Juliana Facin, Kauany Paes, Mariana Paula, Maytê Vargas e Stefhany Popoatzki.

Continua após a publicidade

A segunda medalha de ouro, de três possíveis, foi conquistada na final da série simples, com cinco fitas. A ADIEE obteve 18.950 pontos na apresentação da disputa geral. O time de Florianópolis só não subiu ao lugar mais alto do pódio pela série mista com três bolas e dois arcos, que ficou com a a equipe Fantástica, do Paraná.

Na próxima temporada, o principal objetivo será o Mundial de Ginástica Rítmica 2026, que acontecerá entre 12 e 16 de agosto, em Frankfurt, na Alemanha.

Continua após a publicidade

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão