STM recebe ofícios do STF sobre fim de processo contra militares da trama golpista

Com a condenação, militares devem ser alvo de ação de perda de oficialato; eventual julgamento de "núcleo cricial" só deve ocorrer em 2026

Compartilhe:

Cabe ao Ministério Público Militar apresentar representações por indignidade contra os cinco condenados (Foto: CNJ, Divulgação)

O Superior Tribunal Militar (STM) informou nesta quarta-feira (26) que recebeu ofícios do Supremo Tribunal Federal (STF) comunicando o trânsito em julgado, ou seja, a conclusão definitiva do processo, dos cinco militares condenados por tentativa de golpe. As informações são do g1.

Continua após a publicidade

Agora, os ofícios serão encaminhados à Procuradoria-Geral da Justiça Militar, de acordo com o STM. Cabe ao Ministério Público Militar apresentar eventuais representações que questionem a dignidade ou a compatibilidade dos condenados para permanecer no oficialato (cargo, função ou dignidade de oficial).

Caso as representações sejam apresentadas, o julgamento dos cinco militares só deve ocorrer em 2026, tendo em vista que o recesso do judiciário começa no próximo dia 19 de dezembro.

Continua após a publicidade

Foram condenados do núcleo crucial da trama golpista:

  1. Almirante Almir Garnier (Brasília), que está preso na Estação Rádio da Marinha em Brasília
  2. General Augusto Heleno (Brasília), preso Comando Militar do Planalto
  3. Jair Bolsonaro (Brasília), preso na Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal
  4. General Paulo Sérgio Nogueira (Brasília), preso no Comando Militar do Planalto
  5. General Braga Netto (RJ), preso na 1ª Divisão do Exército, Vila Militar, Rio de Janeiro

Conheça os réus do núcleo 1 da trama golpista

*Sob supervisão de Leandro Ferreira