Prefeitura cancela show de Zezé Di Camargo após polêmica envolvendo emissora e Lula

Cantor iria se apresentar na Festa de Reis de 2026, São José do Egito, em Pernambuco, no dia 4 de janeiro

Compartilhe:
Zezé di Camargo

Prefeitura cancela show de Zezé Di Camargo após polêmica (Foto: Wikimedia Communs)

A prefeitura de São José do Egito, cidade de Pernambuco, informou o cancelamento do show de Zezé Di Camargo após a polêmica envolvendo o cantor e o lançamento do SBT News, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia da inauguração. O cantor iria se apresentar na Festa de Reis de 2026, no dia 4 de janeiro.

Continua após a publicidade

Em nota, o prefeito da cidade, Fredson Brito (Republicanos), informou que tomou a decisão de encerrar o contrato com Zezé Di Camargo “com o único objetivo de proteger São José do Egito e sua população”.

“Não aceito, em hipótese alguma, que São José do Egito seja colocado no centro de polêmicas decorrentes de questões individuais de quem quer que seja — seja artista, profissional liberal ou qualquer pessoa, de qualquer área. Nossa cidade não pode e não será palco para especulações, rotulações ou narrativas que não representam os valores da nossa gente”, informa trecho da nota divulgada pelo prefeito nesta segunda-feira (15).

Continua após a publicidade

No lugar do Zezé Di Camargo, a prefeitura contratou a banda Seu Desejo (Yara Tchê & Alessandro). Conforme apurado pelo Metrópoles, o cantor receberia R$ 500 mil pela apresentação na cidade.

Veja as fotos de Zezé Di Camargo

Entenda a polêmica

Zezé Di Camargo pediu para que o SBT não coloque no ar o seu especial de Natal, marcado para ir ao ar nesta quarta-feira (17). Em vídeo publicado nas redes sociais na noite de domingo (14), o cantor demonstrou incômodo com a postura da emissora. Na última sexta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou presença na inauguração do SBT News.

Segundo Zezé, o posicionamento recente do SBT não reflete com as suas convicções pessoais, visto que a emissora passou a adotar uma linha da qual ele discorda. O especial conta com a participação de outros artistas como Paula Fernandes e Alexandre Pires.

“Eu vi o que aconteceu no SBT nos últimos dias. Inauguração do SBT News. Juro por Deus que isso não faz parte do meu pensamento. Não tenho nada contra ninguém”, disse no vídeo.

Continua após a publicidade

O cantor também fez críticas às filhas de Silvo Santos e informou que pensa diferente delas. “Filho que não honra pai e mãe para mim não existe. Eu queria dizer uma coisa para vocês SBT: custou caro para mim, tempo, serviço, tudo, mas se puderem, não precisam colocar no ar o meu especial. Não quero participar disso”, falou no vídeo.

Ao encerrar o vídeo, Zezé afirmou que mantém o carinho pela emissora, porém declarou: “acho que vocês [SBT] estão se prostituindo. Então, não faço parte disso”.

Continua após a publicidade

SBT se manifesta

Na segunda-feira, Daniela Abravanel, presidente do SBT, um posicionamento sobre a polêmica. Na nota, publicada em conjunto com a apresentadora Patrícia Abravanel e com os perfis da emissora, Daniela diz que a família tem sofrido críticas e que lamenta a forma como ela e as irmãs têm sido “mal-interpretadas”. “Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo”, afirmou.

“Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto.

Continua após a publicidade

Nos últimos cinco anos, o SBT foi reconhecido pelas pesquisas realizadas pelo Instituto Reuters como o jornalismo de maior confiança e credibilidade. Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador.

Foi justamente por conta dessas pesquisas e dessa carta com esses princípios que tomamos coragem para abrir um canal de notícias com a proposta de entregarmos mais do que somos e temos. Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los.

Continua após a publicidade

O lançamento do projeto, na última sexta-feira, 12/12, refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo. do Judiciário e do Legislativo.

Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo. Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado.

Continua após a publicidade

Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos.
Amamos nosso país, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele e convidamos a todos a embarcarem nesse projeto que deseja amenizar os ânimos.

A todos os que têm dúvidas ou receios, faço um convite: assistam ao SBT News.
Vocês verão, na prática, o jornalismo de qualidade e independente, que é a nossa marca.”