Três estados entram em alerta vermelho para 100 mm de chuva e grande perigo para alagamentos

Alerta vale para 159 cidades com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas

Compartilhe:
Imagens de satélite mostram forte nebulosidade nos estados (Foto: Inmet, Reprodução)

Imagens de satélite mostram forte nebulosidade nos estados (Foto: Inmet, Reprodução)

Três estados estão em alerta no Brasil para “grande perigo” relacionado ao acúmulo de chuva nesta segunda-feira (5), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso indica volumes de chuva maiores que 100 milímetros em um único dia, ou 60 milímetros por hora em regiões de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

Continua após a publicidade

O alerta iniciou às 9h e segue até às 23h59min desta segunda-feira, com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em 159 cidades dos estados citados.

Veja as regiões que serão atingidas em cada estado

Minas Gerais

  • Vale do Rio Doce
  • Vale do Mucuri
  • Jequitinhonha
  • Metropolitana de Belo Horizonte

Bahia

  • Sul Baiano

Espírito Santo

  • Noroeste Espírito-santense
  • Central Espírito-santense
  • Litoral Norte Espírito-santense

Veja recomendações após alerta de chuva

Chuvas já provocaram estragos

No final de semana, um grande volume de chuva já atingiu algumas dessas regiões e provocaram estragos. Em Betim, em Minas Gerais, o acumulado chegou a 96 milímetros. Em Belo Horizonte, de acordo com o Corpo de Bombeiros, foram 70 chamadas por causa dos temporais.

Continua após a publicidade

Itabira, Rio Novo, Viçosa e São Gonçalo do Abaeté, também em Minas Gerais, decretaram situação de emergência.

Já no Espírito Santo, pelo menos 12 cidades registraram estragos, com 17 pessoas desalojadas. Na Bahia, um vendaval provocou destelhamentos de casas, e queda de árvores e muros.