Sem TV, visitas e banho de 15 minutos: a rotina de Vorcaro na prisão em Brasília

Banqueiro transferido para presídio federal enfrenta rotina controlada, isolamento inicial e permanência quase integral em cela individual

Compartilhe:

Imagens mostram Vorcaro após dar entrada no sistema prisional (Foto: Reprodução)

Transferido para Brasília na última sexta-feira (6), o banqueiro Daniel Vorcaro passou os primeiros dias no sistema penitenciário federal lidando com uma rotina completamente diferente daquela à qual estava acostumado. Conhecido por uma agenda intensa de compromissos, viagens e reuniões e por um cotidiano marcado pelo luxo, ele agora permanece a maior parte do tempo em uma cela individual, com deslocamentos restritos e horários rigorosamente definidos na Penitenciária Federal em Brasília. Com informações do O Globo.

Continua após a publicidade

Durante o primeiro fim de semana na unidade, Vorcaro praticamente não saiu da cela e teve contato mínimo até mesmo com os agentes penitenciários. O espaço onde está alojado tem cerca de seis metros quadrados e segue o padrão das unidades federais de segurança máxima. A estrutura inclui uma cama de concreto elevada com colchão fino, uma bancada usada como mesa, um banco fixo acoplado à parede e uma área compacta de higiene com pia, vaso sanitário e chuveiro.

Dentro da cela não há televisão, tomadas ou qualquer tipo de equipamento eletrônico. Tanto a iluminação quanto o acionamento do chuveiro são controlados externamente pelos agentes, conforme os horários definidos pela administração do presídio, normalmente entre 6h e 22h. O banho ocorre apenas uma vez ao dia, pela manhã, e tem duração máxima de 15 minutos. A entrada de luz natural é limitada a uma pequena janela posicionada próxima ao teto, na área destinada à higiene.

Continua após a publicidade

Nesse ambiente restrito, a rotina diária passa a girar principalmente em torno dos horários das refeições. Vorcaro recebe seis alimentações ao longo do dia, entregues diretamente na porta da cela.

O primeiro horário é o café da manhã, servido logo cedo, com fruta, pão e ovo, além de café ou leite. Ainda durante a manhã, os presos recebem uma colação, um pequeno lanche que pode incluir fruta ou biscoito.

O almoço é a principal refeição do dia e costuma incluir uma proteína, como carne ou frango, acompanhada de arroz, feijão e salada. No meio da tarde é oferecido outro lanche, geralmente composto por fruta, pão ou biscoito.

À noite, a alimentação se encerra com o jantar, semelhante ao almoço, porém em porções menores, seguido de uma ceia, que consiste em um lanche leve antes do recolhimento noturno.

Continua após a publicidade

Assim como os demais detentos da unidade, Vorcaro permanece quase todo o tempo dentro da cela. As saídas ocorrem apenas em momentos autorizados pela administração do presídio, como o banho de sol diário, que dura duas horas e acontece sob escolta de agentes penitenciários.

Sempre que deixa a cela, o preso passa por revista realizada pelos agentes. O próprio espaço onde ele está alojado também é submetido a inspeções periódicas.

Continua após a publicidade

Além das limitações impostas pela estrutura física da prisão, há também restrições iniciais de contato com o mundo exterior. Nos primeiros dias após a transferência para o presídio federal, visitas de familiares e amigos não são permitidas. O protocolo da unidade estabelece um período de adaptação para presos recém-chegados que pode durar até 20 dias sem visitas sociais.

Durante esse intervalo, o contato externo fica praticamente restrito aos advogados, que podem se reunir com o preso em salas específicas do presídio após identificação e registro na entrada da unidade. A defesa de Vorcaro solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, autorização para que o primeiro encontro com o cliente na penitenciária federal ocorra sem gravação.

Continua após a publicidade

Segundo os advogados, a medida é necessária para que possam tratar de forma confidencial da estratégia jurídica do caso neste momento das investigações. Nas penitenciárias federais, as conversas entre presos e seus defensores normalmente são monitoradas e gravadas em áudio e vídeo, razão pela qual a defesa pediu ao relator que o primeiro encontro com o banqueiro aconteça sem esse tipo de registro.

A Penitenciária Federal em Brasília foi inaugurada em 2018 e é administrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais. A unidade integra o sistema nacional de presídios de segurança máxima, criado para abrigar detentos considerados de maior risco ou cuja permanência em presídios estaduais possa representar problemas de segurança.

Continua após a publicidade

Quem é Daniel Vorcaro

A Penitenciária Federal em Brasília foi inaugurada em 2018 e é administrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais. A unidade integra o sistema nacional de presídios de segurança máxima, criado para abrigar detentos considerados de maior risco ou cuja permanência em presídios estaduais possa representar problemas de segurança.

Relembre o caso do banco Master

banco Master ganhou visibilidade por oferecer produtos de renda fixa, como CDBs, com rendimentos muito acima da média do mercado. A estratégia era usada para encobrir a crise de liquidez da empresa. No dia 18 de novembro de 2025, o banco foi liquidado pelo Banco Central por conta do descumprimento de normas do sistema bancário e da situação financeira.

Continua após a publicidade

Daniel Vorcaro é o dono do Banco Master e o principal investigado na Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. Ele foi preso duas vezes, sendo a primeira em novembro de 2025, no Aeroporto de Guarulhos, enquanto tentava deixar o país. As acusações contra Vorcaro incluem suspeitas de emissão de cerca de R$ 50 bilhões em CDBs sem lastro, gestão fraudulenta, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A segunda prisão aconteceu na quarta-feira (4), por ordem do ministro André Mendonça, do STF. A medida acontece após mensagens serem encontradas no celular do empresário com indícios de ameaças, corrupção e tentativa de interferência em decisões regulatórias