As fortes chuvas que atingiram o Oeste de Santa Catarina entre a noite de terça-feira (21) e a madrugada desta quarta-feira (22) provocou alagamentos, destelhamentos e transtornos em Chapecó e Xanxerê. Apesar dos danos materiais, não houve registro de feridos.
Em Chapecó, o acumulado de chuva chegou a 77,6 milímetros nas últimas 24 horas, segundo a estação meteorológica oficial. Durante a madrugada, também foram registrados raios, trovoadas e queda de granizo no bairro Seminário, região que não é atendida pelo sistema antigranizo.
De acordo com a Prefeitura, a Defesa Civil e a Guarda Municipal atenderam 14 ocorrências relacionadas ao temporal. Foram registrados seis casos de danos em telhados, seis alagamentos em residências, um destelhamento parcial em uma unidade de saúde e um alagamento em um porão residencial, situação que obrigou uma família de três pessoas a deixar o imóvel temporariamente e buscar abrigo na casa de familiares.
Além disso, duas vias tiveram o trânsito interrompido devido ao acúmulo de água. As ocorrências foram registradas nos bairros Centro, Efapi, Seminário, Desbravador e Palmital.
Ainda segundo a administração municipal, o sistema antigranizo foi acionado preventivamente em três momentos da noite para reduzir o risco de tempestades de granizo.
Xanxerê supera 90 milímetros de chuva
Em Xanxerê, o volume de chuva foi ainda maior. Conforme a Defesa Civil, o município registrou média de 91,7 milímetros nas últimas 24 horas, com acumulados que variaram entre 78,6 mm e 110 mm, dependendo da estação de monitoramento.
O maior índice foi registrado na região do Passo Trancado, com 110 milímetros, seguido pelo Ecoparque Municipal Romeu Scirea, que contabilizou 98,5 milímetros.
O excesso de chuva provocou um alagamento na Avenida La Salle, nas proximidades da Vantec. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros sinalizaram a área e acompanharam a situação. Segundo os órgãos, o problema ocorreu em razão da intensidade da chuva, que sobrecarregou o sistema de drenagem urbana, somada à possível obstrução de bocas de lobo.
No interior do município, também foram registrados danos em estradas rurais. O grande volume de água comprometeu tubulações e dificultou o tráfego em algumas localidades. Desde a manhã desta quarta-feira, equipes da prefeitura trabalham na limpeza das vias e na desobstrução das galerias para restabelecer o acesso.
A Defesa Civil mantém o monitoramento das condições climáticas e orienta que moradores de áreas próximas a rios, córregos e encostas fiquem atentos a sinais como elevação do nível da água, rachaduras no solo e movimentação de terra. A recomendação também é evitar a travessia de ruas e pontes alagadas enquanto persistirem as chuvas.







