Fábrica da Nestlé que mais fatura no Brasil fica no interior e irá receber R$ 540 milhões para ampliar a produção

Unidade emprega cerca de 800 colaboradores diretos e 200 indiretos

Compartilhe:
Fábrica da Nestlé em Araçatuba

Fábrica da Nestlé em Araçatuba é a maior do Brasil em faturamento (Foto: Nestlé, Divulgação)

A Nestlé anunciou na última segunda-feira (20) que vai investir R$ 540 milhões até 2028 na fábrica de Araçatuba, no interior de São Paulo, que concentra a maior receita líquida da companhia no Brasil. O aporte será destinado à modernização industrial, aumento da eficiência operacional, incorporação de novas tecnologias e ampliação da capacidade produtiva.

Continua após a publicidade

A fábrica é responsável pela produção de fórmulas infantis, nutrição médica e produtos voltados ao envelhecimento saudável, categorias de maior valor agregado da empresa. Atualmente, a unidade fabrica mais de 180 produtos e abastece principalmente o mercado brasileiro, além de exportar para países da América Latina e do Oriente Médio.

Segundo a Nestlé, o investimento faz parte do plano de aportes da companhia no Brasil entre 2025 e 2028, com foco no crescimento da área de Nutrição e Saúde.

Continua após a publicidade

De fábrica de leite em pó à principal unidade da Nestlé no Brasil

A fábrica de Araçatuba começou a operar em 1963, inicialmente voltada à produção de leite em pó. Ao longo das décadas, recebeu sucessivas ampliações, com novas linhas para creme de leite, Molico, fórmulas infantis, gomas nutricionais e produtos de nutrição e saúde.

Hoje, a unidade é a maior da Nestlé Brasil em receita líquida, segundo a empresa. A fábrica emprega cerca de 800 colaboradores diretos e 200 indiretos.

Fábrica realiza cerca de 1,2 mil testes em fórmulas infantis

A empresa destaca que a unidade de Araçatuba opera com um dos processos mais rigorosos da companhia. Antes de chegar ao consumidor, cada fórmula infantil passa por aproximadamente 1,2 mil testes, incluindo análises microbiológicas, químicas, de alérgenos e das embalagens.

Já cada carga de leite utilizada como matéria-prima é submetida a mais de 20 testes antes de entrar na linha de produção. Durante a fabricação, novas análises verificam a composição, a pureza e características como sabor, odor e consistência dos produtos.

Continua após a publicidade

Programa para profissionais de saúde será ampliado

Durante o anúncio do investimento, a Nestlé também reinaugurou o espaço do Programa de Visitação Médica da fábrica. A expectativa da empresa é receber mais de 700 médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde por ano a partir de 2027, em uma iniciativa voltada à apresentação dos processos industriais e das pesquisas desenvolvidas na área de nutrição.

Nestlé Purina tem fábrica em SC