As mudanças viárias em uma das rotatórias mais movimentadas de Joinville passaram a valer na manhã deste sábado, conforme informado pela prefeitura. O cruzamento entre a avenida Santos Dumont com as ruas João Colin, Blumenau e Dona Francisca passou por alterações para adequar o trânsito no entorno, especialmente em relação à duplicação da Santos Dumont. No primeiro semestre, a Dona Francisca ganhou mais uma faixa entre a rotatória e a Döhler.
As intervenções na rotatória vão continuar, com nova camada de asfalto, conclusão das ciclovias e passeios, além do paisagismo (uma rosa-dos-ventos está prevista no círculo central). A prefeitura montou mapa de indicações sobre o uso das faixas conforme o sentido de tráfego (veja abaixo). Os semáforos foram mantidos. Mais adiante, com a conclusão das obras, a configuração pode ser alterada, conforme as variações de fluxo a partir de agora.
O redesenho da rotatória está no pacote de obras da duplicação do último trecho da Santos Dumont. O segmento fica mais ao Norte, com 1,3 quilômetro entre a rua Dom Bosco e a avenida Rolf Wiest, nas imediações do Garten Shopping. O trecho contará com duas pistas, corredor exclusivo para o transporte coletivo, ciclovia e calçadas.
O custo é de R$ 25,5 milhões, com mais de R$ 20 milhões por meio de empréstimo com o BID e restante pela Cosip por causa da nova iluminação. O contrato prevê conclusão em maio do ano que vem, mas há chance de antecipação. O restante da avenida foi duplicado em outros momentos, com o maior trecho na década passada, pelo governo do Estado.
Mapa da rotatória

